‘Fórum Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social’ contou com a presença do Presidente da EAPN e com a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania


 

“Só com este trabalho em rede se consegue chegar mais longe”, afirma Rita Andrade
A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, presidiu, na passada sexta-feira, 22 de outubro, à sessão de abertura do ‘Fórum Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social’ que se realizou no Museu de Imprensa da Madeira.
A presente iniciativa foi dinamizada pelo Núcleo Regional da Rede Europeia Portugal Anti-Pobreza (EAPN) e teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão subordinado ao tema - “Exercer a Consciência Crítica e a Participação”.
Foram várias as entidades regionais, que desenvolvem projetos relacionados com esta temática, que marcaram presença ao longo do dia para debater novos desafios e delinear objetivos comuns.
Neste sentido, Rita Andrade realçou que “embora largos passos já tenham sido dados para a erradicação da pobreza, existe um longo caminho por percorrer e só com este trabalho em rede se consegue chegar mais longe, rumo ao grande objetivo de erradicar a pobreza”.
E foi exatamente com o mote de trabalhar em rede que a governante enalteceu esta parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza – “uma associação profundamente conhecedora deste flagelo social e que irá certamente garantir resultados muito positivos. Estamos cientes e conscientes do trabalho que temos pela frente”.
Recorde-se que o Governo Regional irá colocar a consulta pública a proposta de “Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza” no próximo dia 11 de novembro, documento este que ficará concluído até ao final deste ano, dando-se assim mais um importante passo no sentido de combater a pobreza na nossa Região.
Este Fórum contou ainda com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e do Presidente da Rede Europeia Anti Pobreza em Portugal, Sr. Padre Jardim Moreira.
Fonte: texto e imagem: Governo Regional da Madeira

Comentários