Fórum Nacional de Luta Contra a Pobreza, sob o signo da HABITAÇÃO, abre portas já amanhã!


 « A EAPN Portugal acredita que é fundamental trabalhar para responder à situação de desigualdade no domínio da habitação que alguns/mas cidadãos/ãs portugueses/as ainda vivenciam. É tendo por base este contexto que consideramos urgente intervir nesta área garantindo o acesso à habitação, apostando na definição de medidas articuladas de intervenção e de uma estratégia local de ação para suprimir as necessidades habitacionais existentes. Este é também o sentir e a vontade dos/as cidadãos/ãs que integram os Conselhos Locais da EAPN Portugal. Uma vontade que se tem manifestado nos últimos anos e que têm contribuído para a realização de um conjunto de debates promovidos pelos mesmos, quer a nível nacional quer a nível europeu (ex: o encontro europeu de pessoas em situação de pobreza e exclusão social em 2019). 

Neste sentido, o Fórum Nacional pretende promover uma reflexão crítica por parte dos/as cidadãos/ãs sobre esta área temática e fomentar o diálogo participativo entre as entidades responsáveis por estas matérias e os/as próprios/as cidadãos/ãs, tendo presentes as medidas existentes, mas também as suas recomendações e sugestões enquanto pessoas que vivenciam diariamente os desafios que estão associados a esta área.


Para além desta reflexão, iremos também realizar a Cerimónia de atribuição de prémios à iniciativa promovida pela EAPN Portugal: Prémio de Jornalismo: “Analisar a pobreza na Imprensa” – III Edição. Pretendemos também apresentar com testemunhos na primeira pessoa o que é a pobreza e como deve ser o combate à pobreza e à exclusão social, através do Documentário “Eu Sou” e de uma exposição de fotografias que reflete os testemunhos dos/as cidadãos/ãs que vivenciaram ou vivenciam situações de vulnerabilidade.


Tendo presente que qualquer processo de tomada de decisão na definição de uma Estratégia Nacional de Luta contra a Pobreza deve ser participado, será igualmente apresentado o Abecedário de Luta contra a Pobreza, publicação que espelha as recomendações e os princípios que os/as cidadãos/ãs defendem neste âmbito reivindicando esta luta como desígnio nacional ».

 
 + info:

Maria José Vicente

Departamento de Desenvolvimento e Formação

mj.vicente@eapn.pt

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

Rua de Costa Cabral, 2368

4200 - 218 Porto

Tel. 00351 225420806  Fax. 00351 225403250

www.eapn.pt

 

 

Comentários