Encontro dos Conselhos Locais de Cidadãos da Região Centro contou com a apresentação dos dois primeiros livros da coleção “Despir os preconceitos, Vestir a inclusão”








 

« No passado dia 23 de Outubro, os seis núcleos distritais do núcleo regional do centro da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu), reuniram-se em mais um Encontro dos Conselhos Locais de Cidadãos da Região Centro numa sessão que, de forma presencial e on-line, teve o objetivo de apresentar e lançar a coleção de livros inseridos na Campanha “Despir os preconceitos, Vestir a inclusão”.

Pensada para jovens do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, esta coleção de 10 livros, pretende abordar 10 temas sociais, procurando desconstruir estereótipos e preconceitos muitas vezes associados a determinados grupos socialmente vulneráveis.

A referida coleção conta com a coordenação editorial do escritor Paulo Kellerman e os dois primeiros livros da coleção, “Todos somos um!” e “Sem dor, somos livres de sentir e pensar”, reúnem um conjunto de contos alusivos à diversidade cultural e violência física e psicológica, com o objetivo de se desconstruir preconceitos e estereótipos associados a estas áreas, tendo sido escritos por diversos autores e também pelos elementos dos Conselhos Locais de Cidadãos da Região Centro.

Estiveram presentes no total, entre presenças físicas e on-line, cerca de 80 pessoas, contando igualmente com a presença dos autores que participaram nas publicações e de alguns elementos que compõem os Conselhos locais de cidadãos dos 6 distritos. Houve ainda lugar a um comentário final por parte do Diretor de departamento de apoio à integração e valorização da diversidade do Alto Comissariado para as Migrações, Francisco Neves, que salientou a importância destes livros como ferramentas para o meio escolar e, em específico, para a disciplina de Cidadania.

Para 2022 prevê-se o lançamento de mais 2 livros desta coleção, mas para já salienta-se a importância desta nova ferramenta que já fizemos chegar à Secretária de Estado de Cidadania e Igualdade e à Direção Geral de Educação e faremos chegar em breve aos agrupamentos de escolas dos 6 distritos, mas que pode igualmente ser adquirida mediante contacto com os núcleos envolvidos, e que tem um custo de 5€ (+ portes de envio). »

+ info:

castelobranco@eapn.pt

coimbra@eapn.pt

guarda@eapn.pt

n.leiria@eapn.pt

santarem@eapn.pt

viseu@eapn.pt

 

Comentários