Distrito de Bragança sinalizou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


 









Foram várias as iniciativas que decorreram no distrito de Bragança para sinalizar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Foram vários os concelhos, entidades e projetos que aderiram ao desafio lançado pelo Núcleo Distrital de Bragança da EAPN, de em conjunto ou individualmente realizarem uma atividade para sinalização da data.

Em Bragança, em parceria com o projeto CLDS 4G e as instituições locais foi realizada uma exposição de guarda-chuvas com frases alusivas à temática, que esteve patente na Praça Cavaleiro Ferreira de 14 a 24 de outubro e foi visitada pelos clientes das entidades participantes (e autoras da frase e da decoração do guarda chuva) bem como pela comunidade em geral. 

O projeto CLDS 4G organizou ainda uma recolha de bens que revestirá para a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha e da Cáritas Diocesana.

Em Macedo de Cavaleiros, o projeto CLDS 4G, realizou no dia 21 de outubro, um Encontro de Técnicos sob a forma de tertúlia, intitulada "Um Chá e Conversas Sobre Família(s)" destinada a profissionais da área de intervenção social, famílias e comunidade em geral.

O Município de Miranda do Douro, sinalizou o dia com uma Exposição itinerante de postais realizados por crianças e idosos que iniciou na Escola EBS de Miranda do Douro e percorrerá todas as instituições do concelho.

O Município de Mirandela assinala o dia com a mobilização de vários parceiros na realização das atividades anunciadas neste blog.

Ação de sensibilização promovida pelo projeto CLDS 4G- colocação de sinais de Stop com mensagens

Campanha de angariação de bens promovida pela Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.

O projeto PICIIE em parceria com a GNR, Banco Local de Voluntariado, o Concelho Local de Ação Social do Município e o Grupo de Jovens Voluntários do Agrupamento de Escolas de Mirandela realizaram um vídeo sobre o que é a pobreza e como a podemos erradicar, dando voz aos jovens.

 Vídeo que poder ver visualizado no seguinte link:

https://www.facebook.com/piicie.mirandela/

O Projeto Escolhas 8ªG efetuou ainda junto da comunidade escolar e encarregados de educação um levantamento das necessidades para intervenção/ resolução de problemas no âmbito do CLAS.

Porque a pobreza não é um problema individual, é sim um problema estrutural, um problema social no qual todos temos responsabilidades, a sinalização do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza no distrito é o resultado do trabalho em rede, da promoção da participação dos cidadãos e no envolvimento de Todos no desejo da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. »


+ info:


 


Comentários