15ª edição do LEFFEST celebra cultura ROM | 10 a 21 de novembro




 




15ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

Nesta edição, que decorrerá de 10 a 21 de Novembro, o LEFFEST ‘21 organiza um programa especial de Celebração da Cultura Rom

 

«Parece-nos pertinente e temos todo o gosto em partilhar convosco/consigo esse programa que desenvolvemos no sentido de difundir e aprofundar o conhecimento sobre o povo roma e sobre as suas manifestações culturais, que, durante séculos e até aos dias de hoje, têm alimentado, influenciado e enriquecido a chamada cultura europeia.

O nosso programa conta com um ciclo de cerca de vinte filmes, seguidos de conversas e debates, com convidados especiais entre os quais se contam os realizadores Tony Gatlif, Emir Kusturika, Leonor Teles, e ainda Michael Chaplin e Carmen e Dolores Chaplin, que preparam nesta altura um filme, sobre o qual falarão no festival, sobre as origens rom de Charlie Chaplin.

 

Através de um conjunto de concertos emblemáticos, o festival dá ainda a conhecer a variedade musical da cultura Rom e a forma como esta se fundiu com as culturas locais.

 

Começando com o célebre mestre Josémi Carmona e o seu trio, que terá como convidado o grande Pepe Habichuela, e um espetáculo  do maior bailaor da actualidade, Farruquito, o alinhamento passa pela música romena com o grupo Taraf de Caliu, um novo projeto dos míticos Taraf de Háïdouks, aclamados como um dos melhores grupos de música cigana do mundo;  Mónika Lakatos, cantora húngara e primeira artista Rom a receber o prestigioso prémio WOMEX;  Ricardo Ribeiro, famoso fadista português que reconhece a música rom como uma das influências no seu canto; e, por fim, pela grande sessão de encerramento do festival com o concerto de Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra.

 

Organizaremos seis debates históricos, cada um com enfoque num determinado momento: 1) do Al-Andaluz à “Gran Redada” em 1749; 2) a perseguição e genocídio dos Rom pelos nazis e durante a Segunda Grande Guerra; 3) a situação actual da comunidade cigana em Portugal; 4) Flamenco: Herança e perseguição; e, por fim, 5) ser artista, mulher e Rom.

 

Apresentaremos ainda, no MU.SA, em Sintra, e pela primeira vez em Portugal, uma exposição dos trabalhos da pintora e escritora rom austríaca Ceija Stojka.

 

No contexto da exposição teremos ainda leituras dos seus textos e a apresentação de dois filmes sobre a sua figura, de Karin Berger, que também estará presente.

 

Não podemos ignorar o facto de que a memória dos povos roma foi, e continua a ser, atravessada por uma longa história de discriminação, segregação e genocídio. Foi também nesse solo ensanguentado que floresceram e continuam a florescer infinitas expressões artísticas que, em pleno século XXI, ainda não são devidamente reconhecidas nem divulgadas como por inteiro o merecem.

 

Pelo contrário, em vez de avançarmos para um reconhecimento igualitário, vemos que o ódio xenófobo está de novo a tomar conta do discurso político, ao ponto de se tornar mesmo um argumento eleitoral.

 

Alarmados por este contexto, no LEFFEST ’21 propomo-nos a contrariar este movimento e inverter o discurso. Desenhámos assim este programa de Celebração da Cultura Rom para o qual gostaríamos de poder contar com a sua/vossa colaboração, convidando-o/vos a entrar neste diálogo e a dar o vosso apoio à divulgação. »

 

+ info:

 www.leffest.com

 


Comentários