Sabia que 1 em cada 5 europeus se encontram em risco de pobreza?! | veja e ouça os 6 testemunhos da Holanda, Itália, Grécia, Roménia e Portugal



A EAPN Europa lançou uma Campanha nas redes sociais (FB, Instagram e Twitter) com 6 testemunhos de pessoas que se encontram em situação de pobreza (cobrindo áreas como a saúde, emprego, habitação, discriminação, educação, rendimento) e cuja pandemia provocou um forte impacto, pela negativa, nas suas vidas.

 

Objetivos da Campanha:

 

  1. Contribuir para influenciar as instituições da UE a garantir que as políticas de financiamento da União contribuam para a redução do impacto negativo da pandemia junto dos mais vulneráveis e da redução dos números da pobreza.

 

  1. Sensibilizar a opinião pública e sobretudo os decisores políticos para uma recuperação social sem medidas de austeridade.

 

Os vídeos visam sobretudo dar mais visibilidade à voz das pessoas em situação de pobreza; aos membros e às redes nacionais da EAPN - atraindo novos públicos - e às suas ações e eventos a nível nacional.

 Do grupo de trabalho do qual a EAPN Portugal faz parte, surgiram  6 pequenos vídeos onde são abordadas os temas anteriormente referidos, onde é apresentado o problema, a solução, o testemunho e alguns números ligados à temática.

 O  testemunho de Portugal é fornecido pelo Sr. José Belchior, do Núcleo Distrital de Santarém.

  1. Holanda – aborda a questão do endividamento devido à falta de rendimento

 

  1. Itália – aborda a questão do desemprego e emprego precário

 

  1. Grécia – aborda a questão do acesso a uma habitação condigna e a preços acessíveis

 

  1. Roménia -  aborda a questão do acesso à educação

 

  1. Portugal – aborda a questão do acesso aos cuidados de saúde, ao nível dos Centros de Saúde/Médicos de família em tempos de Pandemia             

 

  1. Espanha – aborda a questão da discriminação

 


Veja todos os vídeos no canal youtube da EAPN Portugal.

 


 + info:

Armandina Heleno

Departamento de Documentação e Informação

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

armandina.heleno@eapn.pt

Rua de Costa Cabral, 2368

4200-218 Porto

Tel. 00351 225 420 800  Fax. 00351 225 403 250

www.eapn.pt


Comentários