Reunião de associados: Apresentação de projetos sociais inovadores do distrito de Castelo Branco e Santarém


 

Reunião de associados: Apresentação de projetos sociais inovadores do distrito de Castelo Branco e Santarém   

                                                                                         23 de setembro 2021

"PROJETO DE INVESTIGAÇAO: ROLHAS PARA 3ª IDADE” – Castelo Branco

 Bruno Trindade| Animador Sócio – Cultural e Investigador de Gerontologia Social

Em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), os investigadores, Bruno Trindade, Ricardo Pocinho, Pedro Silva, Gonçalo Martins, Domingos Santos e João Júlio Serrano, desenvolveram um produto ergonómico, para colmatar uma lacuna ao nível da força biomecânica na 3ª idade, procurando dar uma resposta funcional alternativa para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Este produto foi concebido com materiais adequados e um conceito de design criativo, estando patenteado com o Registo de Design no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O seu objetivo foi obter um produto inovador, que facilite as tarefas repetitivas do dia-a-dia, como, por exemplo, a abertura de garrafas.

As rolhas foram concebidas num formato que permite a autonomia dos idosos sem necessidade de intervenção por parte de terceiros, ajudando-os a serem mais independentes, o que, sem dúvida, constituirá uma mais valia para o seu dia a dia.

 

“Projeto D'AR-TE” – Santarém

  Ana Pedro |Directora Técnica – Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de STR

A Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Unidades Residenciais Primeiro Passo e Lar dos Rapazes estão a dinamizar desde Março de 2020 a Dezembro de 2022 um projeto piloto com o objetivo de contribuir para a prevenção de situações de (re)incidência da agressão através da promoção de competências pessoais, da socialização interpessoal e do fomento das relações.

O D'AR-TE é desenvolvido com o apoio do Portugal Inovação Social e POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e dos Investidores Sociais (Câmara Municipal de Santarém, Associação D. Pedro V, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça, Cartaxo, Nazaré, Rio Maior e Santarém, Diversey e Softgold), com os parceiros: Instituto Politécnico de Santarém, Casa do Benfica de Santarém e Laboratório de Análises Noémia Igreja. Intervimos na individualidade das crianças e jovens, com recurso à integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação: judo, artes e realidade virtual.

 Organização: Núcleos Distritais de Castelo Branco e Santarém

Comentários