No Segredo dos Deuses: abordagem à sexualidade da pessoa idosa | 15 setembro


 

CICLO DE OFICINAS DE PRÁTICA E CONHECIMENTO

No Segredo dos Deuses: abordagem à sexualidade da pessoa idosa

15 de setembro de 2021 | 10h15 – 13h00 | 14h30 – 16h45 | Plataforma Zoom

 

Os núcleos de Coimbra, Guarda e Leiria da EAPN Portugal, encontram-se a organizar a Oficina de Prática e Conhecimento "No Segredo dos Deuses: abordagem à sexualidade da pessoa idosa", com a duração de 5 horas, e que se irá realizar no dia 15 de setembro de 2021, das 10h15 às 13h00 e das 14h30 às 16h45, através da Plataforma ZOOM.

 

As inscrições são limitadas a 30 participantes por sessão e são gratuitas para Associados da EAPN Portugal e custam 5€ para Não Associados.

A dinamização é da Drª Sónia Araújo - Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental, Membro Efetivo da OPP, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Sexologia. Terapeuta Sexual pela SPSC (Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica). Facilitadora de Parentalidade Mindful e Educação Positiva. Licenciada em Ciências da Educação | Inovação Educacional. Formadora acreditada pelo IEFP e pelo CCPFCP. Autora de Materiais Pedagógicos no âmbito da Educação Sexual e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

 

As inscrições podem ser realizadas, até dia 13 de setembro, neste link electrónico: https://forms.gle/Vw8JhBdTNkyKJsadA

 

A sexualidade tem diferentes dimensões que interagem entre si ao longo de todo o ciclo vital, e que se manifestam com uma enorme diversidade, já que está inerentemente ligada à nossa própria identidade enquanto seres sexuados que somos. Os aspetos sociais e culturais em que a sexualidade e suas manifestações genéticas e biológicas se encontram inscritos, influenciam a visão e a própria vivência da mesma, sendo as dimensões do género e idade as que mais sofrem repercussões negativas a este nível, traduzidas em estereótipos e mitos.

 

É por isso essencial abordar e debater crenças que dizem respeito à vivência da sexualidade na pessoa idosa, bem como dar a conhecer as suas principais manifestações nesta etapa da vida, para que todas as pessoas possam abraçar o natural processo de envelhecimento de forma positiva e proativa, explorando esta importante dimensão da vida, ligada à saúde, prazer, bem-estar e intimidade e que seja possível aos profissionais da área social, educativa e de saúde que trabalham com pessoas nesta faixa etária ter uma visão mais ética e responsável na promoção da saúde desta população.

 

+ info:

Susana Lima

Técnica do Núcleo Distrital de Coimbra

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

coimbra@eapn.pt

Avenida Fernão de Magalhães, 676, 2º andar, Sala 3

3000-174 Coimbra

TLM.: 967 084 497

www.eapn.pt

 

Comentários