CONVITE | estreia do filme CAIR | 20 setembro | Porto


 

A EAPN Portugal e a MEXE Associação Cultural convidam-vos para a estreia nacional do filme “Cair”, no dia 20 de Setembro, das 19:00 às 20:00, no Cinema Trindade, Porto.

A projecção do filme será acompanhada de uma conversa entre os/as vários/as intervenientes no projeto e terá a moderação do jornalista Mário Augusto. O evento será também transmitido online e insere-se na programação da 6.ª edição do Encontro Internacional de Arte e Comunidade “MEXE”, sob a égide do tema “O Risco”, e decorrerá de 18 de setembro e 3 de outubro, no Porto, Viseu e Lisboa.

 

CAIR

CAIR sem rede.

Quedas-livres sem expectativas de ver o chão onde pousar.

Narrativas em tempo de pandemia, confuso e imprevisível, onde a fragilidade se intensificou e novas fissuras se abriram. CAIR aproxima-se da precariedade de pessoas reais procurando deixar as suas histórias falarem e não caindo na tentação de falar sobre elas. Da parceria da Rede Europeia Anti Pobreza e da MEXE Associação, surge um processo suportado nos Conselhos Locais de Cidadãos, dos núcleos distritais da região Norte da EAPN Portugal (Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real). O processo de construção baseou-se nas “Crónicas – textos vividos em tempos de crise pandémica” (2020) e no desenvolvimento de fóruns de discussão que permitiu o desenho do roteiro desta curta-metragem. CAIR conta-nos como nos podemos segurar a nós, mesmo que em queda-livre.

 

Coprodução: MEXE Associação e EAPN Portugal

Argumento: criação coletiva a partir dos fóruns de discussão

Realização: Hugo Cruz e João Miguel Ferreira

Criação coletiva com: Ana Cristina Falcão, António Monteiro, Beatriz Brás, Carmen Pamplona, Clara Carvalho, Cristina Queirós, Elsa Rito, Francisco Rico, Germano Silva, João Rocha, John Ortiz, Leonor Fernandes, Margarida Sousa, Marta Mota, Patrícia Barbosa, Paula Neide da Conceição, Vicente Gil, Virgílio Rego, Virgínia Neves

 

+ info:

 

www.mexe.org.pt/accao/cair



Comentários