Agenda Europeia - Acompanhamento e divulgação


 

Acompanhamento e divulgação das atividades e políticas europeias

Agenda Europeia Nº 23_maio a agosto de 2021[1]

 

Conferências

ü A convite da EAPN Europa e da Comissão Europeia, a EAPN Portugal foi uma das redes que participou com uma comunicação no Seminário da Comissão Europeia dirigido às entidades da Sociedade Civil. O Seminário Fostering an inclusive and sustainable recovery in the European Semester context – exchange of views with civil society decorreu online no dia 15 de junho. Participou Paula Cruz (D. de Investigação e Projetos e representante da EAPN PT no EUISG) que partilhou a experiência da EAPN PT no Semestre Europeu (2019 e 2020) e no Plano de Recuperação e Resiliência, assim como as dificuldades que ainda existem em termos de participação da sociedade civil neste tipo de processos e o que deveria ser feito para reforçar essa participação.

ü A 29 de Junho a EAPN Europa organizou a sua Conferência anual dedicada ao tema: Building Back without poverty! A Conferência incidiu sobre os futuros impactos da Pandemia COVID-19 na pobreza e procurou refletir nos efeitos das transições verde e digital nas pessoas em situação de pobreza e exclusão social.

O primeiro painel reuniu um conjunto de stakeholders de diferentes áreas temáticas que traçaram um retrato das consequências sociais da COVID 19 nos grupos mais vulneráveis. No segundo painel refletiu-se na dimensão social da recuperação e das transições que estão agora em curso na área ambiental e digital. Destacamos o apelo de Olivier De Schutter – Relator especial das Nações Unidas para a Pobreza Extrema e Direitos Humanos - para o combate às desigualdades, uma vez que mais desigualdades exigirá mais recursos e provocará mais tensão entre as nossas necessidades e na nossa pegada ecológica: “Se houver menos desigualdades, precisaremos de menos crescimento para erradicar a pobreza”.

Os resultados da Conferência estão disponíveis em Inglês.

 

 

Reuniões e Webinares

 

ü No dia 3 de maio a EAPN Portugal, a convite da EAPN Europa, participou com uma comunicação na Mesa Redonda Global, EU and national perspectives to combat poverty and social exclusion promovida pelo Relator especial das Nações Unidas para a Pobreza Extrema e Direitos Humanos, Olivier De Schutter. O evento seguiu as regras de Chatham House[2] e reuniu membros da EAPN, das Representações permanentes dos Estados membros e representantes do Parlamento Europeu. Teve como objetivo refletir nas diferentes agendas em torno da luta contra a pobreza, nomeadamente no Plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Participou Paula Cruz (EUISG e D. de Investigação e Projetos da EAPN PT).

ü A EAPN Europa dinamizou a 11 de junho uma sessão interna de capacitação dirigida a todas as redes nacionais sobre o tema: European Funds and the fight against poverty and social exclusion. Opportunities for EAPN members. A iniciativa juntou representantes da Comissão Eurpeia, o representante da EAPN no EC’s Structural Dialogue on Strucutral Funds e membros do grupo EUISG da EAPN para refletirem sobre a forma como a próxima geração de fundos da UE pode contribuir para a luta contra a pobreza e a exclusão social na Europa.

ü A 17 de junho decorreu a Assembleia Geral da EAPN Europa. Participaram Sandra Araújo enquanto membro do Executivo da EAPN Europa, Paula Cruz enquanto membro do EUISG e Júlio Paiva que integra o Departamento de Desenvolvimento e Formação da EAPN Portugal e o grupo interno de trabalho sobre as questões europeias.

ü A 24 de junho, Fátima Veiga (Departamento de Investigação e Projetos da EAPN Portugal) participou na reunião do grupo de trabalho sobre as questões dos direitos das crianças que é promovido pela UNICEF. A EAPN Portugal integra este grupo de trabalho.

ü Nos dias 26 de maio e 28 de junho foram promovidos 2 webinares sobre o Rendimento Mínimo Adequado. Os webinares foram organizados pelo ND de Castelo Branco e ND da Guarda e dirigiram-se aos associados e membros dos NLIs de castelo Branco e aos membros do CLC da Guarda, respetivamente. A facilitação coube a Paula Cruz e foi uma oportunidade de voltar a apresentar e refletir sobre a tomada de posição da EAPN sobre o Rendimento Adequado e da necessidade de se definirem esquemas mínimos adequados, acessíveis e capacitadores.

ü Nos dias 19 e 27 de julho decorreram duas reuniões com o Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal com o objetivo de preparar o Poverty Watch 2021 e iniciar a preparação do Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza que irá decorrer em novembro. O Poverty Watch irá ser divulgado em setembro e é dedicado aos temas do acesso à saúde, acesso à habitação, rendimento mínimo adequado e digitalização (enquanto tema transversal).

ü O Executivo (EXCO) da EAPN Europa teve reuniões nos dias 28 de maio e 23 de julho via plataforma zoom. A representante da EAPN Portugal no EXCO é Sandra Araújo, Diretora Técnica da rede portuguesa. A EAPN Portugal integra também o grupo Estratégico de Inclusão (EUISG) que reuniu nos dias 8 e 13 de julho. A representante é Paula Cruz do Departamento de Investigação e Projetos. Para a preparação do encontro Europeu de Pessoas em situação de pobreza decorreram reuniões a 25 de junho e 23 de julho com os coordenadores nacionais, nas quais participou Cidália Barriga (Conselho Local de Cidadãos de Évora e Conselho Nacional de Cidadãos).

A EAPN Portugal integra ainda o COMM’on Group da EAPN Europa que é responsável pela área de comunicação e campanhas da EAPN. A 31 de maio e 28 de junho decorreram mais duas reuniões do grupo no qual participou Armandina Heleno do Departamento de Informação e Documentação.

 

 

Documentos estratégicos

 

ü Em maio e no seguimento da Cimeira Social que decorreu no Porto (7 e 8 de maio) no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a EAPN Europa apresentou a sua primeira reação ao Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. O documento – A Europa Social não será fortalecida sem medidas vinculativas – faz uma primeira apreciação crítica do plano de ação e das metas estabelecidas até 2030, nomeadamente, a que se refere à redução do número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social em pelo menos 15 milhões. O documento alerta ainda para a importância de algumas das iniciativas estabelecidas e que são relevantes para a luta contra a pobreza, tais como: Estratégia da UE sobre os Direitos da Criança e do Conselho que estabelece a Garantia Europeia da Criança, uma Plataforma Europeia de Combate à falta de Habitação ou um Plano de Ação sobre a Economia Social.

ü A EAPN Portugal apresentou em maio a sua resposta à consulta pública sobre a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o combate à Pobreza Energética. O documento foi trabalhado no âmbito do Grupo de trabalho interno sobre Ecologia e Pobreza e apresenta um conjunto de recomendações tendo em vista a proteção das pessoas mais vulneráveis. O combate à pobreza energética é uma das áreas centrais à transição climática que a Comissão Europeia procura promover em todos os Estados Membros.

ü A Comissão Europeia apresentou, em setembro de 2020, o primeiro Plano de ação da UE contra o racismo 2020-2025 e apelou a todos os Estados Membros que definissem os seus próprios Planos Nacionais. O Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 foi colocado em consulta pública em abril e a EAPN Portugal apresentou a sua resposta em maio destacando a relevância deste Plano. Apresentou também um conjunto de recomendações em áreas como o acesso á habitação, mercado de trabalho, formação e educação, conhecimento, comunicação e Governança.

ü A EAPN Portugal continua a acompanhar o Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAD, sigla em Inglês) e ao nível nacional o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) que operacionaliza o fundo. Neste âmbito foi elaborado em junho um parecer de resposta ao Relatório de Execução do POAPMC referente a 2020.

ü Na celebração dos 25 anos da medida de política pública – Rendimento Social de Inserção – a EAPN Portugal divulgou um parecer em julho realçando a importância desta medida criada em 1996 com a designação de Rendimento Mínimo Garantido. A EAPN PT destaca as mais-valias deste esquema de rendimento mínimo e aponta algumas propostas de melhoria da medida de forma a torná-la mais eficaz na luta contra a pobreza. Conheça o parecer: 25 anos de Rendimento Social de Inserção: Melhorar a sua eficácia na luta contra a pobreza.

ü No acompanhamento ao Plano de Recuperação e Resiliência, a EAPN Portugal apresentou em julho um parecer com contributos no domínio do acesso à Habitação. No documento a EAPN congratula-se com o compromisso do PRR em investir 1.633 milhões de euros em termos de políticas de habitação com o objetivo de reforçar o parque habitacional público assegurando um acesso generalizado à habitação digna. Apresenta também um conjunto de recomendações no sentido de garantir que os processos de realojamento possam ter um maior sucesso.

 

 

Projetos Europeus

 

ü Projeto Opportunities: O Projeto Opportunities – crises as opportunities: towards a level telling field on migration and a new narrative of successful integration

No dia 8 de junho a EAPN Portugal acolheu a primeira reunião presencial com os promotores do Projeto Opportunities. A reunião tinha como objetivo partilhar informações sobre a operacionalização da metodologia cross-talk e conhecer a realidade nacional sobre o acolhimento de imigrantes/refugiados de forma a definir o grupo-alvo de intervenção do projeto em Portugal.

 

ü A EAPN Portugal é parceira, juntamente com a FIAN Portugal, do Projeto Por uma Alimentação Saudável, Justa e Sustentável na Europa e no Mundo que é promovido pela ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento. O projeto visa sensibilizar e consciencializar os jovens portugueses e portuguesas para a construção de sistemas alimentares sustentáveis numa abordagem de direito humano à alimentação e nutrição adequada. Por outro lado, pretende promover a sua participação ativa em processos de advocacia de política pública, promovendo a sua influência sobre os processos de policy. O projeto encontra-se a terminar e promoveu em julho reuniões estratégicas com alguns stakeholders – Ministério da Agricultura (19 de julho) e Comissão Europeia/DG SANTE (29 de julho) – para apresentação das suas principais recomendações.

 

 

*******************



[1] Em virtude da Pandemia da COVID-19 as ações da EAPN Europa que implicam deslocações mantêm-se pelo menos no 1º semestre de 2021 em versão online. A presente agenda pretende dar conta de alguns dos documentos e publicações lançados este ano em áreas centrais da agenda de trabalho europeia e nacional.

[2] Chatham House Rule significa que se pode compartilhar as informações que se receber na reunião em que se participa, mas não se pode revelar a identidade de quem as disse. O objetivo é criar um ambiente de confiança e partilha. Mais informações: https://www.chathamhouse.org/about-us/chatham-house-rule

Comentários