História infantil "Maria Liberdade" | Núcleo Distrital de Vila Real



 

"A partir da história infantil Maria Liberdade, uma iniciativa do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN PT com a autoria da história de Filipe Gaspar e ilustração de Rita do Lago, promovemos, no ano letivo transato, uma estreita e enriquecedora parceria com os vários CLDS 4G , Municípios, Projetos PIICIE e Agrupamento de Escolas dos concelhos de Murça, Mondim de Basto, Boticas, Valpaços e Sabrosa. 

Desta parceria resultou a dinamização de sessões (46) a partir do vídeo e livro sobre o tema das desigualdades - tema central na publicação infantil. Com a Maria Liberdade e o seu universo de personagens comuns a tantas crianças e a tantos territórios fomos criando espaços de debate e capacitação sobre estes temas direcionados a crianças dos 5 aos 12 anos, abrangendo um total de 746 crianças de maio a junho. 

Deixamos alguns dos registos destas sessões com um impacto muito positivo de educação para a cidadania e combate à pobreza e exclusão social para as crianças e para as equipas técnicas e escolares. Salientamos ainda o facto de uma aluna no 4º ano do Agrupamento de Escolas de Boticas ter escolhido a publicação Maria Liberdade para o Concurso Nacional de Leitura tendo ficado em 3º lugar a nível nacional. 

Um longo abraço de agradecimento aos parceiros envolvidos pela forma tão profissional e inspiradora com que encararam este desafio. E um imenso obrigado às crianças envolvidas pela sua generosidade e empenho. No próximo ano letivo a Maria Liberdade irá continuar o seu roteiro! Estejam atentos/as! "

Catarina Oliveira | Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal  



+ info:

Catarina Oliveira 

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti–Pobreza 

Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real 

vilareal@eapn.pt 

Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B 

5000-260 Vila Real 

Tlm: 967084646 

www.eapn.pt 

Comentários