Conversas com futuro: Tod@s diferentes, Tod@s iguais


 


Conferência sobre o futuro da Europa (CoFoE), que decorre até à primavera de 2022, enquadra o ciclo de Conversas com futuro |Future Talks – verdadeiros diálogos, abertos à região, que o Europe Direct Algarve promove. Os objetivos são: dar a conhecer a conferência e sensibilizar para a sua importância,  informar sobre a ação da União Europeia em cada um dos temas e abrir espaço à reflexão e à recolha de contributos a submeter na plataforma da CoFoE. 

 

As conversas com futuro têm o apoio da CCDR Algarve, estrutura de acolhimento do Europe Direct Algarve, das restantes redes europeias no território: CDE - Centro de Documentação Europeia da universidade do Algarve, EAPN - Rede Europeia anti-pobreza, EURES - Apoio à Mobilidade profissional na Europa, EEN- Internacionalização de empresas e EURODESK - oportunidades para jovens, e de muitos outros parceiros na região.

Tod@s são convidados a participar e a fazer ouvir a sua voz! Para promover o envolvimento dos mais jovens associam-se os parceiros da redeMOVE Algarve que vão propor para cada conversa um QUIZZ mensal. Esta campanha decorre no Instragram do Europe Direct Algarve e redeMOVE.

A primeira conversa será sobre a Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030, adotada em março deste ano, e acontece já no dia 16 de julho.

 

O Eurodeputado José Gusmão aceitou o nosso convite para fazer a apresentação da Estratégia e integrar o painel que responderá aos cidadãos. No painel participam também: Teresa Lobo, em representação do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, no Algarve, na impossibilidade da participação da Delegada regional Madalena Feu, e Fernanda Sousa, em representação do INR – Instituto Nacional de Reabilitação. Elizabethe Noronha da ASMAL fará a moderação da conversa.

 

O Eurobarómetro de março de 2021 , lançado na preparação para a adoção do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, revelou que nove em cada dez europeus (88%) consideram a Europa social importante para eles pessoalmente.

 

No Compromisso Social do Porto, em maio último foram subscritos os três grandes objetivos para 2030, definidos no plano de ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da Comissão:

(1) Pelo menos 78 % da população entre os 20 e os 64 anos devem ter emprego,
(2) Pelo menos 60 % de todos os adultos devem participar anualmente em ações de formação,
(3) O número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social deve diminuir pelo menos 15 milhões, incluindo, pelo menos, 5 milhões de crianças.

 

 

 

 

A atual Estratégia europeia tem três temas‑chave são: direitos na UE; vida independente e autonomia; não discriminação e igualdades de oportunidades. Esta Estratégia abriu caminho a uma Europa sem barreiras onde as pessoas com deficiência possam usufruir dos seus direitos e participar plenamente na sociedade e na economia.

 

O compromisso assumido é para TOD@S e estão em causa, sobretudo, os grupos de risco, onde se incluem as pessoas com deficiência. Mais do que INCLUIR o desafio é de INTEGRAR. Na nossa região o Algarve For All – promoção e desenvolvimento do turismo acessível, promovido pela Accessible Portugal com a colaboração da Região de Turismo do Algarve, nos 16 municípios da região algarvia é um sinal muito positivo. São positivos também os esforços de integração profissional de instituições e empresa da região, como o Centro de Ciência Viva do Algarve ou a própria CCDR Algarve, felizmente entre muitos. E na Estratégia de Desenvolvimento do Algarve 2030 também se sonha um Algarve mais social.

 

Contudo, apesar dos progressos alcançados, as pessoas com deficiência continuam a enfrentar obstáculos consideráveis, e correm maiores riscos de pobreza e exclusão social. É nestes obstáculos, sobretudo na região do Algarve, que se vai centrar a reflexão, na expectativa de que possam surgir contributos pata o futuro. Alguns testemunhos darão voz e rosto ao debate.

 

Se deseja contribuir para um futuro melhor na Europa e no mundo PARTICIPE, em direto neste link entre as 11h e as 12h30 de 16 de julho. A conversa ficará disponível em diferido no canal de Facebook do Europe Direct Algarve.

 

As conversas com futuro, vão multiplicar-se até dezembro, propondo, a tod@s , o debate de uma série de temas, que vão também acompanhar o calendário europeu.

 

FAZ-TE OUVIR! #OFuturoésTu #IstoéEuropa


Comentários