CICLO DE OFICINAS DE PRÁTICA E CONHECIMENTO | Abordagem dos/as profissionais face à sexualidade na pessoa idosa | 25 junho


 

CICLO DE OFICINAS DE PRÁTICA E CONHECIMENTO

Abordagem dos/as profissionais face à sexualidade na pessoa idosa

25 de junho de 2021 | 10h – 13h | 14h30 – 16h30 | Plataforma Zoom

 

PERTINÊNCIA DO TEMA

 

A sexualidade tem diferentes dimensões que interagem entre si ao longo de todo o ciclo vital, e que se manifestam com uma enorme diversidade, já que está inerentemente ligada à nossa própria identidade enquanto seres sexuados que somos.

Contudo, os aspetos sociais e culturais em que a sexualidade e suas manifestações genéticas e biológicas se encontram inscritos, influenciam a visão e a própria vivência da mesma, sendo as dimensões do género e idade as que mais sofrem repercussões negativas a este nível, traduzidas em estereótipos e mitos.

 

Desta forma, torna-se essencial abordar e debater crenças que dizem respeito à vivência da sexualidade na pessoa idosa, bem como dar a conhecer as suas principais manifestações nesta etapa da vida, para que todas as pessoas possam abraçar o natural processo de envelhecimento de forma positiva e proativa, explorando esta importante dimensão da vida, tão intrinsecamente ligada à saúde, prazer, bem-estar e intimidade e que seja possível aos profissionais da área social, educativa e de saúde que trabalham com pessoas nesta faixa etária ter uma visão mais ética e responsável na promoção da saúde desta população.

 

OBJETIVOS

 

- Reconhecer e aceitar a sexualidade como dimensão integrante do ciclo vital;                                      

- Identificar características próprias da manifestação da sexualidade na pessoa idosa;

- Debater crenças erróneas e atitudes negativas face às manifestações da sexualidade na pessoa idosa;

- Reconhecer e aplicar uma abordagem profissional positiva no que toca às manifestações da sexualidade na pessoa idosa institucionalizada.

FORMATO/METODOLOGIA

- Formato online, com a duração de 5 horas.

- Metodologia: Exposição oral, debate e exercícios em grupo.

DESTINATÁRIOS

 

- Profissionais da área social, educação e saúde de entidades públicas e privadas.

 

DINAMIZADORA

SÓNIA ARAÚJO, Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental, Membro Efetivo da OPP, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Sexologia. Terapeuta Sexual pela SPSC (Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica). Facilitadora de Parentalidade Mindful e Educação Positiva. Licenciada em Ciências da Educação | Inovação Educacional. Formadora acreditada pelo IEFP e pelo CCPFCP. Autora de Materiais Pedagógicos no âmbito da Educação Sexual e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

INSCRIÇÕES

Associados da EAPN Portugal: gratuito | Não associados da EAPN Portugal: 5€.

A inscrição e o pagamento deverão ser realizados até ao dia 23 de junho de2021, através do seguinte formulário electrónico: https://forms.gle/y9nwgeVLh4uSA6iW8

As inscrições estão limitadas a 30 participantes.

Os participantes da Oficina irão receber documentação fornecida pela dinamizadora e o Certificado de participação via e-mail.

 

PRÓXIMAS OFICINAS DE PRÁTICA E CONHECIMENTO

 

Dia 1 e 2 de julho | 10h-13h : Abordagem dos profissionais face à sexualidade na pessoa com deficiência

Dia 9 de julho | 10h – 13h e das 14h30 – 16h30: Abordagem dos profissionais face à sexualidade  na adolescência

 

 


ORGANIZAÇÃO

Núcleos distritais de Coimbra, Guarda e Leiria

Comentários