Saúde Mental, Família e Comunidade | inscrições até 18 de junho


 

Saúde Mental, Família e Comunidade

As perturbações da saúde mental são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos grandes desafios do Séc. XXI – desafio do sistema de saúde, da sociedade e da economia. Nos países economicamente mais desenvolvidos a depressão é a doença com mais peso no total de incapacidade provocada pelas doenças, com uma taxa muito superior à das doenças cardiovasculares e do cancro. O abuso de álcool, as psicoses (esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva) e as dependências também aparecem destacadas nesta lista. As perturbações da esfera da ansiedade, incluindo as fobias, os ataques de pânico, o stress e, mais recentemente, o burnout, têm elevadas taxas de incidência nos países ocidentais e estão fortemente relacionadas com a depressão. O rápido envelhecimento da população causou um acentuado aumento das demências. Tal implica que todos os profissionais de saúde e de áreas próximas (social e educação) devem intervir, primeiro numa perspetiva preventiva e depois contribuindo para o diagnóstico precoce e uma intervenção mais rápida e eficaz do sistema de saúde. As respostas às perturbações de saúde mental não podem ficar reservadas para os especialistas. As parcerias com as redes da comunidade e com a família são também essenciais para uma resposta mais efetiva. No novo paradigma de saúde e doença necessário para lidar com este desafio, a responsabilização de cada indivíduo pela sua saúde e pelo tratamento da sua doença é condição fundamental para alcançarmos os melhores resultados.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    As perturbações mentais no séc. XXI: caracterização, causas e efeitos

2.    Saúde e doença: Um novo paradigma para compreender e intervir melhor

3.    Intervenção profissional de primeira linha: Abordar, avaliar, aconselhar e referenciar

4.    E nós? Quem cuida dos profissionais?

 

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a intervenção em saúde mental à luz do novo paradigma de saúde e doença.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir sobre a dimensão e o significado do acentuado aumento das perturbações de saúde mental

- Discutir o seu papel na intervenção profissional de primeira linha para tratar casos

- Conhecer instrumentos, estratégias e técnicas de abordagem, avaliação e aconselhamento de casos

- Treinar a aplicação de instrumentos, estratégias e técnicas para intervir nesta área

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Exposição participada (método expositivo e interrogativo) e metodologias pedagógicas mais dinâmicas (ativas, colaborativas e experienciais), incluindo exercícios práticos para treino de protocolos de entrevista, aconselhamento e referenciação. A avaliação da aprendizagem será baseada na participação nas sessões de formação e na apresentação de um trabalho em grupo.

 


DATAS

22, 24, 28 e 29 de Junho de 2021

 

HORÁRIO

9h30 – 12h30

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORES

Conceição Nobre

Psicóloga (OPP n.º 7752). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Educacional, com especialidade avançada em Psicoterapia (OPP). Licenciada em Psicologia (FPCE-UL) e Mestre em Ciências da Educação (U. Católica). Psicoterapeuta. Formadora certificada pelo IEFP e pelo Centro de Formação Contínua de Professores. Sócia Gerente e Diretora Clínica da Ph+, Lda.

 

Paulo Vitória

Psicólogo (OPP n.º 121). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidade avançada em Psicoterapia, Psicologia Comunitária e Coaching Psicológico (OPP). Licenciado em Psicologia (FPCE-UL), Mestre em Comportamento Organizacional (ISPA) e Doutorado em Psicologia Social (ISCTE-IUL). Terapeuta Familiar (SPTF). Formador certificado pelo IEFP e pelo Centro de Formação Contínua de Professores.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as superiores, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às entidades do distrito de Viseu | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Formulário de inscrição eletrónico

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 18 de junho.

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Viseu

Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F

3510-009 Viseu

Telefone: 967 084 614| Email: viseu@eapn.pt

Comentários