Mês Europeu da Diversidade está a chegar ao fim...mas ainda há iniciativas a assinalar!


 


 « O Mês Europeu da Diversidade chama a atenção para a importância da diversidade e da inclusão nos locais de trabalho e na sociedade em toda a União Europeia.

Celebra os esforços das organizações para a promoção da diversidade e de equipas diversificadas no local de trabalho e para a criação de ambientes de trabalho inclusivos.

Convidamos todas as organizações da Europa, quer sejam ou não signatárias de uma Carta da Diversidade, a defenderem a diversidade e a agirem nesse sentido. 

Porquê um Mês Europeu da Diversidade?

Há muito que a Comissão Europeia está empenhada na promoção da diversidade e da inclusão e na luta contra a discriminação, através de legislação. As iniciativas europeias têm ajudado a conseguir igualdade e têm permitido que milhões de pessoas realizem todo o seu potencial. No entanto, todos nós — instituições públicas, empresas privadas, organizações sem fins lucrativos, municípios, etc. — temos de trabalhar em conjunto para criar ambientes equitativos e inclusivos, especialmente neste momento, durante a pandemia de COVID-19, quando a diversidade e a inclusão estão em risco.


A Carta Portuguesa para a Diversidade consta já entre as da União Europeia, sendo a 16ª a ser aceite na Plataforma da CE, subscrita por diversas entidades empregadoras que assumiram o compromisso de implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade e igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da raça, origem étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.


Comentários