Como promover um
acolhimento reparador nas crianças e jovens em risco?
O progressivo reconhecimento da
importância das crianças e jovens na sociedade tem levado a uma crescente
preocupação no incentivo, desenvolvimento e consolidação do exercício dos seus
direitos. Para isso é necessária a existência de boas práticas
multidisciplinares e interinstitucionais em contexto montante e a jusante do
acolhimento. Estas boas práticas devem ser pautadas pela qualidade na resposta
às necessidades individuais de cada criança ou jovem.
Trabalhar com seres humanos é uma
tarefa nobre e exigente, mas dedicar-se às crianças, atinge outro nível de
entrega. Se falarmos de crianças em situação de particular vulnerabilidade,
privados desde logo de um direito fundamental – crescer junto da sua família,
então podemos perceber a importância que o nosso papel tem não apenas nas vidas
deles, mas na sociedade. Importa que aqueles que cuidam da dor possam
empoderar-se para melhor desempenharem o seu crucial propósito.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco –
da sinalização ao pós acolhimento, trabalhar a montante e a jusante do
acolhimento
2.
Trabalhar em rede (interna e externa)
3.
O perfil da criança/jovem em risco
4.
O perfil do cuidador residencial
5.
Modelos de preparação para a vida em autonomia
6.
Transição favorável para o pós-acolhimento
|
OBJETIVO
GERAL
Empoderar os profissionais com conhecimentos sobre um
acolhimento reparador, promotor da autonomia e inserção das crianças e jovens.
Conhecer as especificidades do Sistema de Promoção e Proteção de crianças e
jovens em risco.
_______________________________________________________________________________________ OBJETIVO
ESPECÍFICOS - Compreender o perfil da
criança/jovem em risco - Compreender o perfil do cuidador residencial - Trabalhar o papel do cuidador - Identificar e implementar modelos de preparação para a vida em
autonomia - Identificar e implementar estratégias para uma transição favorável para
o pós-acolhimento |
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição
participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui a
realização de exercícios práticos e trabalhos em grupo.
DATAS 21,
28 e 30 de junho de 2021 HORÁRIO 9h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADOR João Gaspar Mentor
e coordenador da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos - Doutor
em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social - Autor e
coordenador de livros, artigos e capítulos em publicações nacionais e
internacionais - Investigador do Instituto de Psicologia Cognitiva, do Centro
de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e do Laboratório
Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC, Rio de Janeiro -
Supervisor de equipas técnicas e educativas. Atualmente
investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as
e dirigentes de Lares de Infância e Juventude (LIJ), Técnicos da CPCJ,
profissionais que trabalham (ou pretendem trabalhar) na promoção dos direitos
das crianças e jovens, nomeadamente das áreas social, saúde, educação,
jurídica, política, entre outras. ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados
EAPN Portugal | Entidades
do distrito de Leiria| Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES https://forms.gle/ULor8SJDKr1241L78 Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). EAPN
Portugal / Núcleo Distrital de Leiria Rua Miguel
Franco, 102, lote 8 Telefone:
967 084 569 | n.leiria@eapn.pt |
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