Como promover um acolhimento reparador nas crianças e jovens em risco? | inscrições até 14 junho


 

Como promover um acolhimento reparador nas crianças e jovens em risco?

 

O progressivo reconhecimento da importância das crianças e jovens na sociedade tem levado a uma crescente preocupação no incentivo, desenvolvimento e consolidação do exercício dos seus direitos. Para isso é necessária a existência de boas práticas multidisciplinares e interinstitucionais em contexto montante e a jusante do acolhimento. Estas boas práticas devem ser pautadas pela qualidade na resposta às necessidades individuais de cada criança ou jovem.

Trabalhar com seres humanos é uma tarefa nobre e exigente, mas dedicar-se às crianças, atinge outro nível de entrega. Se falarmos de crianças em situação de particular vulnerabilidade, privados desde logo de um direito fundamental – crescer junto da sua família, então podemos perceber a importância que o nosso papel tem não apenas nas vidas deles, mas na sociedade. Importa que aqueles que cuidam da dor possam empoderar-se para melhor desempenharem o seu crucial propósito.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco – da sinalização ao pós acolhimento, trabalhar a montante e a jusante do acolhimento

2.    Trabalhar em rede (interna e externa)

3.    O perfil da criança/jovem em risco

4.    O perfil do cuidador residencial

5.    Modelos de preparação para a vida em autonomia

6.    Transição favorável para o pós-acolhimento

 

OBJETIVO GERAL

Empoderar os profissionais com conhecimentos sobre um acolhimento reparador, promotor da autonomia e inserção das crianças e jovens. Conhecer as especificidades do Sistema de Promoção e Proteção de crianças e jovens em risco.

_______________________________________________________________________________________

OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Compreender o perfil da criança/jovem em risco

- Compreender o perfil do cuidador residencial

- Trabalhar o papel do cuidador

- Identificar e implementar modelos de preparação para a vida em autonomia

- Identificar e implementar estratégias para uma transição favorável para o pós-acolhimento

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui a realização de exercícios práticos e trabalhos em grupo.

 


 

DATAS

21, 28 e 30 de junho de 2021

 

HORÁRIO

9h – 13h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

João Gaspar

Mentor e coordenador da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos - Doutor em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social - Autor e coordenador de livros, artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais - Investigador do Instituto de Psicologia Cognitiva, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC, Rio de Janeiro - Supervisor de equipas técnicas e educativas.

Atualmente investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as e dirigentes de Lares de Infância e Juventude (LIJ), Técnicos da CPCJ, profissionais que trabalham (ou pretendem trabalhar) na promoção dos direitos das crianças e jovens, nomeadamente das áreas social, saúde, educação, jurídica, política, entre outras.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito de Leiria| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES https://forms.gle/ULor8SJDKr1241L78

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 14 de junho para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria

Rua Miguel Franco, 102, lote 8

Telefone: 967 084 569 | n.leiria@eapn.pt

Comentários