Mais de uma centena de atividades na 8 ª edição da Semana da Interculturalidade - Este ano participam 14 distritos e é lançada campanha contra o discurso do ódio


 

Mais de uma centena de atividades na 8 ª edição da Semana da Interculturalidade

 

Este ano participam 14 distritos e é lançada campanha contra o discurso do ódio
 

Mais uma vez a Semana da Interculturalidade, promovida desde 2014, pela EAPN Portugal conta com a participação de cerca de cinco centenas de parceiros singulares e coletivos, empenhados em reiterar que um mundo multicultural é possível e necessário.

 

Aquela organização não-governamental que atua, há 30 anos, na esfera da luta contra a pobreza e a exclusão revela, on-line, 136 atividades que vão das artes performativas, ao documentário, da fotografia à gastronomia, entre muitas outras que prometem chamar à atenção de um público geral, também ele diversificado.

 

Desta forma a EAPN Portugal quer estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como respeito; solidariedade; igualdade; cidadania; não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; democracia na educação e direitos humanos.

 

Numa sociedade cada vez mais tomada pela globalização, é imperativo que a diferença e a diversidade garantam a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

Com a adesão de diversas figuras públicas, a EAPN Portugal lança, ainda, amanhã, uma campanha nacional contra o discurso do ódio, sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento. #Daravoltaaotexto#EAPN”.

 

A campanha visa alertar para diferentes tipos de discriminação e quer, de forma simples e eficaz, “defender um discurso humano, digno e com algum humor, com o objetivo de desarmar a futilidade com que muitas dessas ofensas são proferidas, provocando uma reflexão critica sobre esses preconceitos”, explica Miguel Januário, mentor da campanha direcionada apenas para as redes sociais e que pretende mobilizar algumas figuras públicas que, literalmente, aceitem vestir esta camisola e lançar a mensagem na sua própria rede social para que chegue ao maior número de pessoas.

 

Este ano, a Semana da Interculturalidade acontece entre hoje e o próximo dia  11 de  abril, com o apoio institucional do Alto Comissariado para as Migrações e conta, ainda, com a participação de 14 distritos (Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Vila Real, Viseu)  incluindo, a Região Autónoma da Madeira.

 

Alguns eventos são transmitidos no facebook da EAPN Portugal e no facebook das muitas organizações parceiras desta iniciativa.

 

+ info:

Departamento de Comunicação

Rua Costa Cabral, 2368

4200-218 Porto

e-mail: comunicacao@eapn.pt

Tel: 225420800

Telemóvel: 966 698 549

Facebook: https://www.facebook.com/EAPN-Portugal

Blog: http://flashrede.blogspot.pt/

Site: www.eapn.pt

Twitter: https://twitter.com/eapn_pt

Comentários