Liderar para a diversidade. Inscrições até 7 de abril.


 

LIDERAR PARA A DIVERSIDADE

 

“Há uma reação no mundo pela afirmação da diversidade, porque as pessoas estão fartas da uniformização. A diversidade cultural é um valor extraordinário, sobretudo num mundo em que, infelizmente, estamos a ver surgir o racismo, a xenofobia, vários sentimentos de isolacionismo, de se separar uns dos outros.” António Guterres

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- O que é a diversidade

- Tipos de diversidade

- Diplomas legais

- Como liderar para a diversidade

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Sensibilizar para importância de se implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade, reconhecendo, compreendendo e valorizando o que nos une e o que nos diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento dos/as colaboradores/as.

FACILITADORA: Paula Guimarães

Licenciada em Direito. Exerceu funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; foi assessora da União das Mutualidades Portuguesas, Chefe de Divisão no Instituto para o Desenvolvimento Social, Vice-Presidente no Instituto de Reinserção Social, Administradora não executiva das Residências Montepio, Presidente do GRACE e membro do júri do Prémio Gulbenkian. Foi membro do Conselho Nacional para a Terceira Idade, Conselho Nacional para a Saúde Mental, Conselho Nacional para o Mercado Social de Emprego e Conselho Nacional para o Voluntariado. Atualmente é Diretora da área da Responsabilidade Social do Montepio, Presidente do Júri da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, membro do Conselho Geral do ISCTE, membro do júri do Prémio Gilead, membro do Conselho Consultivo do GRACE e membro do Conselho de Curadores do Espaço T.

Todo o seu percurso foi marcado por forte ligação à área social, particularmente à intervenção gerontológica, tendo estudado os temas da violência contra as pessoas idosas e a proteção dos maiores com incapacidade.

É formadora voluntária e docente em licenciaturas, mestrados e pós-graduações no domínio da gerontologia, em diversos estabelecimentos de ensino superior.

 

DESTINATÁRIOS: profissionais de intervenção social e comunitária

 

INSCRIÇÕES: gratuitas, mas de formalização obrigatória até 7 de abril de 2021, através do preenchimento do formulário de inscrição em https://forms.gle/hAjh2vbAj29ajvH37

 

LOCAL: a sessão será dinamizada por videoconferência através da plataforma Zoom (os links de acesso serão disponibilizados após a confirmação da inscrição que faremos até ao dia 8 de abril 2021)

 

DATA E HORÁRIO: 8 de abril de 2021 | das 15h às 17h

 

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: computador com câmara e microfone

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: prioridade a associados, profissionais e organizações da Região Autónoma da Madeira da EAPN Portugal (limite máximo de 30 participantes)

 

CERTIFICADO: A sessão confere Certificado de Participação.

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.                                                                                                                                   

Comentários