Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar - A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção. Inscrições até 1 maio.
Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar
A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção
O paradigma sistémico
permite compreender o funcionamento relacional dos sistemas humanos, tanto no
que respeita ao indivíduo, como a sistemas de complexidade superior, tais
como a família ou a escola. Esta forma de pensamento analisa os sistemas de
acordo com uma perspectiva de complexidade, requerendo um olhar para além do
indivíduo isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às
dinâmicas relacionais estabelecidas. Para além desta dimensão explicativa, a
perspectiva sistémica contempla modelos de intervenção eficazes, através de
técnicas de activação das competências dos próprios sistemas. Esta acção de formação
pretende dar a conhecer e compreender os fundamentos da abordagem sistémica
na análise e compreensão dos problemas identificados no contexto escolar,
nomeadamente: a indisciplina, o insucesso escolar, as famílias
multiproblemáticas e maus tratos na infância. Sendo estes problemas
multifactoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e sistémica,
nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno e da
família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção
em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de
estratégias e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no
contexto escolar e comunitário. |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1. INTRODUÇÃO 1.1 Problemáticas identificadas no contexto escolar:
indisciplina e violência na escola, insucesso escolar, famílias
multiproblemáticas e multiassistidas, recursos insuficientes. 1.2 O papel
do Assistente Social nas Escolas – desafios atuais no
contexto escolar. Módulo 2. MODELO
FAMILIAR SISTÉMICO 2.1. A
Abordagem Sistémica na compreensão da família e dos problemas identificados
no contexto escolar. 2.2. Intervenção
Familiar Sistémica: Princípios e Estratégias de Intervenção a)
Estratégias
de Envolvimento familiar - Determinantes da eficácia da intervenção
sociofamiliar: Protagonismo
das Famílias no seu processo de mudança: ·
Sistema Interventivo: construção da relação de
confiança, comunicação e activação das competências; ·
Envolvimento, cooperação e corresponsabilização na
resolução dos problemas. Restaurar
Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação
familiar): ·
Reconhecer, valorizar e activar competências e
recursos da família; ·
Disponibilidade de ajudas técnicas e práticas como
incentivo/apoio para a mudança; ·
Capacitação das famílias: Consciencializar,
envolver, responsabilizar e autonomizar para a resolução pacífica dos
próprios problemas; Promoção
de uma Parentalidade Positiva - Educação Parental. Prevenção
de Maus Tratos na Infância – identificar e intervir nos fatores de risco b)
Equipa
Multidisciplinar/Modelo Transdisciplinar Trabalho em Equipa: ·
Princípios do trabalho em equipa; ·
Competências e credibilidade profissional; ·
Circularidade da Informação na relação
intercomunicacional profissional/escola/família; ·
Atitude pró-ativa para a mudança positiva. c)
Trabalho
colaborativo e em rede ·
Rede de Serviços de Apoio à Família; ·
Papel do Assistente Social como Mediador social na
relação escola/família-aluno/comunidade. Módulo 3: INTERVENÇÃO
FAMILIAR SISTÉMICA – Análise e Discussão de Casos Práticos 3.1. Elaboração do Diagnóstico Familiar Sistémico: ·
Análise sistémica da dinâmica familiar:
Funcionamento, organização e recursos; ·
Fatores de risco e fatores protetores na família ·
Técnicas/ Instrumentos Específicos de Avaliação e
Intervenção: ·
Técnicas ativas: escultura, conto-sistémico, equipas
reflexivas ·
Entrevista Familiar Sistémica, questionamento
circular ·
Genograma, Ecomapa e Mapa de rede ·
Ciclo de Vida Familiar de Duvall, Linha de Vida de
Medaide ·
Outros instrumentos: MAIFI, Escalas, Questionários. 3.2. Definição
do Plano Individual de Intervenção com o Aluno e sua Família no Contexto
Escolar ·
Objetivos de intervenção e áreas de intervenção
prioritárias; ·
Etapas na Intervenção 3.3. Avaliação
da Intervenção ·
Flexibilidade e tempo no processo de intervenção. |
OBJETIVO GERAL
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da
formação serão transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do
programa e conteúdos em powerpoint), método interrogativo (questionário de
diagnóstico inicial) e ativo (realização de trabalhos de grupo: discussão,
debate e análise e discussão de casos práticos).
Critérios de
Avaliação: Pontualidade, assiduidade, participação ativa, reflexão crítica
construtiva, realização de trabalhos individuais e em grupo.
DATAS 8 / 15 / 22 / 29
Maio 2021 HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço
Social do Porto. Doutoranda em Psicologia Clinica – Psicologia da Familia e
Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da Faculdade de Psicologia
e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia
da Universidade de Lisboa. Mestre em Mediação e Interculturalidade, com o tema de
dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas - Diálogos
entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade Fernando Pessoa do Porto. Terapeuta Familiar e Interventora Sistémica, sócia efetiva da
Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Delegação do Norte – Porto. Mediadora de Conflitos (curso reconhecido pelo Ministério da
Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade
Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em Aconselhamento e Intervenção Psicossocial, pelo
Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Pós-Graduada em Saúde e Intervenção Social, pelo Instituto
Superior de Serviço Social de Lisboa. Desenvolve a sua atividade profissional, especificamente no
âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com mais de 16 anos de
experiência profissional na área da intervenção social e nos diversos
contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de crianças e
jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um Desafio Constante”, no
âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Assistentes Socais, Psicólogos,
Professores e Educadores ou outros profissionais no contexto escolar. ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e
Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à
distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a
associados da EAPN Portugal // Número de ordem
de recepção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da acção e aproveitamento
no final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo
As inscrições são limitadas a 20
formandas/os até 1 Maio 2021! Após a confirmação da sua
inscrição e da efectiva realização da acção de formação, o pagamento deve ser
efectuado, por
transferência bancária, e o
comprovativo do pagamento enviado
para: vianadocastelo@eapn.pt até 1 Maio 2021! |
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