SEMANA DA INTERCULTURALIDADE | PORTALEGRE | VULNERABILIDADES - da (in)visibilidade dos direitos das crianças e jovens ciganos! Espreite o olhar da fotógrafa Liliana Gonçalves!




 

Exposição fotográfica de Liliana Gonçalves

VULNERABILIDADES

da (in)visibilidade dos direitos das crianças 

e jovens ciganos

 

«A 3 de Junho de 2018, numa viagem como outra, atravessava num dia de verão seco, a freguesia de Santa Eulália, concelho de Elvas, no Alentejo. 

Já na linha limite de saída, encontravam-se várias pessoas pela estrada, esfuziantes, com telemóveis e máquinas fotográficas (algumas delas) a disparar, junto a um acampamento de famílias nómadas de ciganos, com os seus animais e tendas desmontáveis. 

Mais de perto, encontravam-se as crianças e as mulheres, com a pele queimada pelo sol, a dispersão de utensílios - tachos, panelas, canecos, pratos num alguidar -, roupas estendidas sobre as carroças, e homens a fixar ferraduras nas patas dos cavalos. 

As mães entregavam os filhos para a lente fotográfica, cujos olhares se carregavam de timidez. 

É neste espaço de intersubjetividade que a fotografia, como papel mediador no diálogo temporal na permanência resistente dos rostos que nos espelham vulnerabilidades, surge como possibilidade de interrogação da indiferença e menorização que legitima posicionamentos e discriminações, e a perseguição étnica multissecular deste povo.

Surge como necessário, o questionamento do prisma único do nomadismo que identifica representações e cristaliza a invisibilidade dos ciganos. 

Aprofundarmos, reinterpretarmos a historicidade que situa a homogeneidade da população cigana, é ter uma demanda na exigência de responsabilização dos poderes políticos, na dignidade, combater a precariedade habitacional, o nomadismo por vezes forçado, que colocam a discriminação, a pobreza e o estigma de uma comunidade dificilmente integrável. »

Esta exposição virtual, organizada no âmbito da Semana da Interculturalidade de Portalegre, a decorrer entre 5 e 11 de abril, conta com a participação da fotógrafa Liliana Gonçalves, que nos deixa este seu olhar sensível e necessário sobre estas crianças e jovens das comunidades ciganas, a maior minoria étnica da Europa.


+ info:

Isabel Lourinho

Núcleo Distrital de Portalegre

portalegre@eapn.pt
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua de Olivença, nº15
7300-149 Portalegre
Telemóvel: 967 084 616

www.eapn.pt


 

Comentários