Visitas Domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade


 

Visitas Domiciliárias: práticas colaborativas com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade

 

Na intervenção social e comunitária, os profissionais deparam-se frequentemente com pessoas e famílias que enfrentam dificuldades económicas, sociais e de saúde que afetam a sua capacidade de viver de forma plena e autónoma. A identificação e amplificação das forças e recursos familiares em situações continuadas de vulnerabilidade económica, social e de saúde, constitui um desafio que requer uma permanente atualização e treino de competências. Esta oficina pretende preparar os profissionais para a abordagem em contexto de domicílio a pessoas e famílias em situação de elevada vulnerabilidade e identificar estratégias para facilitar a prestação de apoio.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Abordagem colaborativa nas visitas domiciliárias: princípios e boas práticas

2.    Visitas domiciliárias: competências e limites à intervenção dos profissionais sociais

3.    Estratégias e cuidados a ter antes, durante e após visitas domiciliárias a clientes muito vulneráveis

4.    Boas práticas no planeamento e avaliação em contexto domiciliário (e.g., avaliação da segurança pessoal dos profissionais e dos clientes muito vulneráveis)

5.    Instrumentos e Procedimentos para avaliação de riscos no domicílio (e.g., risco social de perturbação de acumulação; Limpeza e segurança; condições de habitabilidade; nível de acumulação)

 

OBJETIVO GERAL

Apoiar os profissionais que estão na prática direta para o desenvolvimento de uma abordagem colaborativa em contexto domiciliário junto de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, de saúde e económica. Através da realização de exercícios práticos os profissionais treinarão competências que contribuam para o aumento da autoconfiança no trabalho social junto das pessoas e famílias em situação de elevada vulnerabilidade.

________________________________________________________________________________________

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer as competências e limites dos profissionais em contexto domiciliário junto de pessoas em situação de vulnerabilidade

- Identificar procedimentos e regras básicas de segurança em contexto de Visita Domiciliária

- Desenvolver competências de atuação em contextos desafiantes em contexto de Visita Domiciliária

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada. Inclui exercícios práticos para treino específico de competências aplicadas ao atual contexto da intervenção social e comunitária.

 


 

DATAS

16, 20, 21 e 30 abril

 

HORÁRIO

16, 20, 21 abril:

9.30h - 12.30h

 

30 de abril:

14.30h - 17.30h

 

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Psicóloga e Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não Associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Profissionais de intervenção social e comunitária que realizam habitualmente visitas domiciliárias, de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito da Guarda| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

 

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 12 de abril para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital da Guarda

Telefone: 967 084 567 | guarda@eapn.pt

Comentários