Testemunho de Cidália Barriga, do Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal


 

A EAPN Europa e a EAPN Portugal uniram esforços na organização de uma conferência que visa debater o plano de ação para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

A mesa que está a decorrer incide sobre o Rendimento Social de Inserção.

Cidália Barriga falou enquanto membro do Conselho Nacional de Cidadãos. Falou na primeira pessoa, da sua experiência e deixou as suas ideias sobre a importância dos sistemas de proteção social, principalmente para quem vive em “modo sobrevivência”.
Falou dos trabalhadores pobres, dos salários baixos que recebem, apesar de já não se encontrar no desemprego.
Atualmente ela, o marido e a filha tem emprego. Mas não foi assim, num passado recente.
E ainda que tenham emprego, os pequenos salários que recebem “não permitem uma alimentação equilibrada, tirar férias, comprar um livro, ir ao teatro… só um dos salários vai para pagar a renda da casa…

Cidália Barriga, disse ainda:
“Eu e o meu marido já estivemos no desemprego e foi-nos muito difícil alimentar os nossos filhos e mantê-los na escola.
Se não fosse o Rendimento Social de Inserção seria ainda mais difícil. Ninguém sai da situação de pobreza por o receber, mas ajuda. “

O seu testemunho forte e corajoso deixou clara a necessidade de se trabalhar para que TODOS os cidadãos tenham acesso a uma VIDA DIGNA.

O encontro tem  interpretação simultânea para inglês, francês e português e está a ser transmitido em direto no facebook da EAPN Portugal.

 

Comentários