Ferramentas tecnológicas colaborativas. Inscrições até 16 de abril.


 

Ferramentas tecnológicas colaborativas

Na actualidade existem um número crescente de recursos na área das novas tecnologias de informação (TIC) que possibilitam trabalhar de forma mais eficiente e eficaz, individualmente e em equipa. No entanto, a taxa de utilização destes recursos permanece surpreendentemente baixa nas organizações da Economia Social.

Por esta razão é, mais do que nunca, importante conhecer ferramentas que podem ajudar técnicos e equipas das ONG a responderem de forma mais eficaz e potencialmente com maior impacto aos desafios da intervenção social no presente e no futuro.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

No decorrer da formação serão apresentadas e exploradas ferramentas para funções e atividades-chave:

 

1.    Ferramentas para a Gestão de equipas e trabalho colaborativo

2.    Produtividade individual e de equipa

3.    Suporte a processos de planeamento e avaliação

4.    Reuniões e formação

5.    Notas e partilha de informação

 

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o aumento da eficácia e eficiência na gestão e operacionalização de processos de trabalho.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da formação os/as formandos/as deverão:

- Compreender as vantagens que podem retirar de uma utilização racional das novas tecnologias para melhorarem a eficácia e a eficiência no seu trabalho.

- Perceber o funcionamento típico de ferramentas para tarefas-chave, no contexto de trabalho na área social e conhecer mais aprofundadamente ferramentas específicas apresentadas em contexto de formação.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Expositiva e laboratorial com testes e utilização de ferramentas suportadas por novas TIC. Avaliação contínua.


 

DATAS

22, 23 e 29 de abril

 

 

HORÁRIO

9h30 – 12h30

 

 

DURAÇÃO

9h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Paulo Teixeira

Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento e Licenciado em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa.

Consultor e formador em Autarquias, IPSSs, ONGs e outras instituições públicas e privadas (com e sem fins lucrativos), nas áreas do planeamento, gestão e avaliação de programas e projetos, planeamento estratégico territorial, liderança e gestão de equipas, mudança organizacional e outros.

Fundou, em 2006, a Logframe – Consultoria e Formação, Lda, de que é sócio-gerente. Membro da Sociedade Americana de Avaliadores e membro da RAN - The Radicalisation Awareness Network. Docente na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto de Ciências Sociais e Políticas, nas áreas da avaliação, planeamento e inovação social. Recentemente lançou a BUZZ – Agência de Comunicação para a Economia Social.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 25€ | Não associados/as: 40€

PÚBLICO-ALVO Profissionais de entidades públicas e/ou privadas com ou sem fins lucrativos interessados em aprofundar conhecimentos em aplicações/plataformas digitais.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados e entidades do Distrito de Leiria | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível no seguinte link: https://forms.gle/CwFNDER42jndpeHZ8

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 16 de abril de 2021. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à plataforma tecnológica Zoom.

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria

Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2

Telemóvel: 967 084 569| E-mail: n.leiria@eapn.pt

 

Comentários