Acompanhamento das Famílias à Distância. Inscrições até 12 de março.


 

Acompanhamento das Famílias à Distância

 

A crise pandémica causada pela Covid-19 e a consequente restrição nos contactos presenciais, impôs que os vários profissionais envolvidos na intervenção social e comunitária seguissem as suas atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (e.g., contactos telefónicos, videochamadas, emails/chats). Sabemos que as necessidades das famílias durante a crise pandémica mudarão, muito provavelmente, dia após dia, e que as opções de acompanhamento à distância são uma oportunidade promissora para garantir que estas recebem apoio vital neste momento difícil. Contudo, a expansão das novas tecnologias de informação e comunicação no acompanhamento às pessoas/famílias acarreta também limitações e desafios que importa identificar para garantir a prestação de serviços de qualidade assentes na evidência científica e na competência técnica e ética dos profissionais.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Serviços de acompanhamento mediados por tecnologias de informação e comunicação (TIC): Enquadramento.

2.    Serviços à distância: Oportunidades & Desafios.

3.    Meios de comunicação à distância: vantagens e desvantagens na comunicação síncrona e assíncrona.

4.    Linhas orientadoras para a Prática Profissional Online (e.g., aspetos relacionados com a identificação do profissional e do cliente; integridade e limites à relação; segurança e confidencialidade; recomendações para uso de TIC com crianças e jovens e adultos).

5.    Desafios que se colocam ao interventor social atual (e.g., à obtenção do consentimento informado; como ultrapassar dificuldades comunicacionais na ausência de pistas visuais e/ou auditivas).

 

OBJETIVO GERAL

Esta formação aborda as principais recomendações em conformidade com as principais entidades reguladoras nacionais e internacionais para a prestação de serviços à distância mediados pelas tecnologias de informação e comunicação. Pretende-se ainda proporcionar um espaço de partilha e reflexão conjunta entre profissionais sobre as suas experiências de prestação de serviços à distância no contexto particular da Covid-19.

__________________________________________________________________________________

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Reconhecer benefícios e riscos associados ao uso das TIC

- Conhecer as principais recomendações para o uso das TIC no acompanhamento à distância a pessoas e famílias

- Refletir sobre boas práticas no uso das TIC junto de pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade

- Desenvolver competências de comunicação eficaz na introdução das TIC no acompanhamento à distância

- Identificar desafios e constrangimentos que se colocam aos profissionais da área social no uso das TIC

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas. Inclui a realização de exercícios de treino de competências.


 

DATAS

17 e 24 de março de 2021

 

HORÁRIO

09.30h - 12.30h

 

DURAÇÃO

6h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Psicóloga e Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 15€ | Não Associados/as: 25€

PÚBLICO-ALVO Profissionais de intervenção social e comunitária que trabalham diretamente com famílias, de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito da Guarda| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 12 de março para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital da Guarda

Telefone: 967 084 567 | guarda@eapn.pt

Comentários