Este ano o Dia Mundial do Serviço Social celebra-se a 16 de março. E já tem cartaz em português.


 
#WSWD2021 #eapnportugal 

 O Dia Mundial do Serviço Social, EM 2021, celebra-se no próximo dia 16 de março. 

E já tem cartaz traduzido para português, que partilhamos, aqui, consigo!

É um dia chave para todos os/as assistentes sociais em todo o mundo e visa união em torno de uma  mensagem mundial. Este ano, destaca-se  a "palavra mágica" Ubuntu: Eu sou porque nós somos. Este é o primeiro tema da Agenda Global de Trabalho Social e Desenvolvimento Social 2020-2030 .

 Fortalecendo a Solidariedade Social e a Conexão Global 

Ubuntu: 'Eu sou porque nós somos' é um conceito e filosofia que ressoa com a perspetiva do trabalho social da interconexão de todas as pessoas e seus ambientes. Fala-nos sobre a necessidade de solidariedade global e também destaca o conhecimento e a sabedoria indígenas. 

Silvana Martinez, Presidente da IFSW, comentou: O tema vem de uma ampla consulta dentro do IFSW e além. Em um momento em que a política global recuou para o nacionalismo, Ubuntu é uma mensagem poderosa sobre a necessidade de solidariedade em todos os níveis: dentro das comunidades, sociedades e globalmente. É uma mensagem de que todas as pessoas estão interconectadas e que nosso futuro depende do reconhecimento do envolvimento de todas as pessoas na co construção de um futuro sustentável, socialmente justo. A IFSW convida todos os assistentes sociais, organizações parceiras e pessoas que se preocupam com o futuro para partilhar esta imagem. Juntos, podemos mudar o mundo para esta e para as futuras gerações.

O Dia Mundial do Trabalho Social é uma celebração que visa destacar as conquistas do trabalho social, aumentar a visibilidade dos serviços sociais para o 

futuro das sociedades e defender a justiça social e os direitos humanos. 

Todos os anos, o Dia Mundial do Trabalho Social é comemorado na terceira terça-feira de março, uma festa que se tornou um ponto alto no calendário do trabalho social com assistentes sociais de todo o mundo celebrando e promovendo as contribuições da profissão para indivíduos, famílias, comunidades e a sociedade em geral.

O primeiro Dia Mundial do Serviço Social foi celebrado em 2007 com o tema “Serviço Social - Fazendo um Mundo Diferente”. A iniciativa de comemorar o Dia Mundial do Trabalho Social foi aprovada pelas organizações membros da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (IFSW) na Assembleia Geral de Adelaide de 2004. A data atual foi acordada na Assembleia Geral do Brasil de 2008 e será em lugar para 2020. No entanto, devemos olhar para o início dos anos 1980 para encontrar as origens desta celebração mundial.

Em 1983, os Representantes das Nações Unidas da IFSW em Nova York, liderados por Jack A. Kamaiko, propuseram um projeto para trazer assistentes sociais da área para a Sede da ONU em Nova York. Este foi o início de uma celebração anual chamada Dia do Trabalho Social nas Nações Unidas.

A ideia original do Dia do Serviço Social era organizar um evento que pudesse ser uma forma de interpretar o trabalho das Nações Unidas para a profissão de serviço social e alertar os assistentes sociais sobre os meios pelos quais eles podem colaborar com as ONGs no questões humanitárias.

Desde este primeiro Dia Anual de Trabalho Social nas Nações Unidas, os representantes da IFSW da ONU continuaram a organizar esses dias durante abril ou março.

#eapnportugal #wswd2021


Comentários