Respostas e Intervenção Emocional em contexto de pandemia
Perante o tão exigente período que atravessamos, é
imperativo encontrar respostas e soluções para as problemáticas com que nos
deparamos a nível pessoal, institucional e profissional (eu, equipa e utentes -
para quem trabalhamos).
A formação está focada no desenvolvimento de
estratégias que capacitam a intervenção nestes três níveis, explorando, para
isso, ferramentas que permitam cuidar de nós próprios (Self-Care), lidar com a
perda e com o trauma, fazer uma adequada gestão das emoções, desenvolver uma
melhor comunicação, gestão de conflitos e melhorar o desempenho, quer
individual quer do grupo.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
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1. Importância
do Self-Care e bem-estar na vida de cada um. 2. Oportunidades
no quotidiano para implementar estratégias de redução do stress. 3. Oportunidades
para aumentar a alegria, fortalecer a resiliência e melhorar o bem-estar. 4. Comportamentos
que afetam as relações interpessoais e o funcionamento da equipa: autoanálise
e elaboração de plano de desenvolvimento pessoal. 5. Princípios
básicos da intervenção na crise e gestão de conflitos. |
6. Ambientes
de respeito e crescimento. 7. Competências
comunicativas e relacionais. 8. Atuar
precocemente, prevenir situações de conflito e crise. 9. Porque
nos tornamos contra agressivos? Estratégias para gerir a contra
agressividade. 10. Questões
emocionais associadas à COVID-19 11. Estratégias
de Regulação Emocional. 12. Prevenção
e reparação junto de equipas e utentes. |
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OBJETIVO
GERAL
Apetrechar os profissionais
de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar e a sua relação com os outros,
através de competências focadas na relação, comunicação e gestão das emoções,
para uma abordagem mais terapêutica, focada na resposta às necessidades desta
crise promovendo o desenvolvimento biopsicossocial e bem-estar global.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Aprender estratégias e ferramentas
para implementar um programa de Self-Care, com vista à prevenção e redução do
stress, burnout e fadiga e, simultaneamente, para manter e promover o bem-estar
pessoal;
- Compreender a comunicação como uma
ferramenta no trabalho, dentro das instituições e com os utentes;
- Trabalhar sobre as caraterísticas
das equipas eficazes e eficientes: como se constroem e mantêm as relações
interpessoais, como se previne a “contra agressividade” e o conflito no
trabalho neste período ímpar;
- Identificar e praticar ferramentas
chave para conectar e construir os alicerces para a relação.
- Desenvolver ambientes de respeito e
crescimento, através da comunicação terapêutica.
- Identificar as principais causas
para a “disfuncionalidade” neste período pandémico;
- Identificar e implementar medidas
reparadoras e preventivas perante a crise
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias
de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior
experimentação e confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Dimensão
mais expositiva dos conteúdos teóricos, implementação de exercícios práticos,
facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa. |
DATAS 25
de fevereiro e 1, 3 e 8 de março de 2021 HORÁRIO 10.00h
- 13.00h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADOR Paulo Gomes Psicólogo; Mestre
em Terapias Comportamentais e Cognitivas e Estudos Avançados em Ciências da
Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a
especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades
avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto.
Responsável pela Academia da Pressley Ridge no desenvolvimento de ferramentas
para profissionais, famílias e organizações através da codificação de
conhecimento, formação, supervisão e consultoria. Experiência no
desenvolvimento de programas de formação para: promoção da coesão de equipa,
comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Interesses
focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de
organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho
Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
a associados da
EAPN Portugal | Entidades do distrito de Portalegre | Número de ordem de
receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada ou Ficha de Inscrição online | disponível em: https://docs.google.com/forms/d/14m7Gxxa9tENz67KRpjYNoP1IxD1COVt-AHJQLTh04Vk/edit Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia 24 de fevereiro para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de
Portalegre Telefone: 967 084 616 portalegre@eapn.pt |
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