Respostas e Intervenção Emocional em contexto de pandemia


 

Respostas e Intervenção Emocional em contexto de pandemia

Perante o tão exigente período que atravessamos, é imperativo encontrar respostas e soluções para as problemáticas com que nos deparamos a nível pessoal, institucional e profissional (eu, equipa e utentes - para quem trabalhamos).

A formação está focada no desenvolvimento de estratégias que capacitam a intervenção nestes três níveis, explorando, para isso, ferramentas que permitam cuidar de nós próprios (Self-Care), lidar com a perda e com o trauma, fazer uma adequada gestão das emoções, desenvolver uma melhor comunicação, gestão de conflitos e melhorar o desempenho, quer individual quer do grupo.

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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Importância do Self-Care e bem-estar na vida de cada um.

2.    Oportunidades no quotidiano para implementar estratégias de redução do stress.

3.    Oportunidades para aumentar a alegria, fortalecer a resiliência e melhorar o bem-estar.

4.    Comportamentos que afetam as relações interpessoais e o funcionamento da equipa: autoanálise e elaboração de plano de desenvolvimento pessoal.

5.    Princípios básicos da intervenção na crise e gestão de conflitos.

 

6.    Ambientes de respeito e crescimento.

7.    Competências comunicativas e relacionais.

8.    Atuar precocemente, prevenir situações de conflito e crise.

9.    Porque nos tornamos contra agressivos? Estratégias para gerir a contra agressividade.

10.    Questões emocionais associadas à COVID-19

11.    Estratégias de Regulação Emocional.

12.    Prevenção e reparação junto de equipas e utentes.

 

 

 

 

OBJETIVO GERAL

Apetrechar os profissionais de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar e a sua relação com os outros, através de competências focadas na relação, comunicação e gestão das emoções, para uma abordagem mais terapêutica, focada na resposta às necessidades desta crise promovendo o desenvolvimento biopsicossocial e bem-estar global.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender estratégias e ferramentas para implementar um programa de Self-Care, com vista à prevenção e redução do stress, burnout e fadiga e, simultaneamente, para manter e promover o bem-estar pessoal;

- Compreender a comunicação como uma ferramenta no trabalho, dentro das instituições e com os utentes;

- Trabalhar sobre as caraterísticas das equipas eficazes e eficientes: como se constroem e mantêm as relações interpessoais, como se previne a “contra agressividade” e o conflito no trabalho neste período ímpar;

- Identificar e praticar ferramentas chave para conectar e construir os alicerces para a relação.

- Desenvolver ambientes de respeito e crescimento, através da comunicação terapêutica.

- Identificar as principais causas para a “disfuncionalidade” neste período pandémico;

- Identificar e implementar medidas reparadoras e preventivas perante a crise 

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior experimentação e confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Dimensão mais expositiva dos conteúdos teóricos, implementação de exercícios práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa.


 

DATAS

25 de fevereiro e 1, 3 e 8 de março de 2021

 

HORÁRIO

10.00h - 13.00h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Paulo Gomes

Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas e Estudos Avançados em Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto. Responsável pela Academia da Pressley Ridge no desenvolvimento de ferramentas para profissionais, famílias e organizações através da codificação de conhecimento, formação, supervisão e consultoria. Experiência no desenvolvimento de programas de formação para: promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Interesses focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance.

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Portalegre | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada ou Ficha de Inscrição online | disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/14m7Gxxa9tENz67KRpjYNoP1IxD1COVt-AHJQLTh04Vk/edit

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 24 de fevereiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Portalegre

Rua de Olivença, nº 15  7300 - 149 Portalegre

Telefone: 967 084 616  portalegre@eapn.pt

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