Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar
Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para
a gestão de conflitos em contexto familiar
Aprender a praticar
uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa, assim,
aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos
a sensação de serem escutados, sobre o conteúdo das duas histórias e também ao
nível emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem
escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, das suas
convicções, do seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são
inócuas.
A prática de uma
escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos
transformadores, emancipadores e responsabilizadores, quando se trabalha com
famílias em conflito. Neste sentido, propomo-nos promover a reflexão sobre o
poder do profissional vs. paradigma da autonomia das famílias intervencionadas
e dotar os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver
autorregulação emocional e treino sobre competências e técnicas para a
construção de soluções a partir do diálogo.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Introdução à
prática reflexiva – discursos e paradigmas à volta da prática profissional na
intervenção com famílias
2.
A escuta
(reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo
3.
A estrutura
de um diálogo transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação
para a mudança
4.
Técnicas
transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double
listening, externalização
5.
Autorregulação
e gestão emocional em espaços de conflito
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OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de
conflitos familiares
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do
profissional
- Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver
competências técnicas para a escuta
- Treinar competências de regulação emocional
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios/ estudos de caso |
DATAS 17, 19, 24 e 26 de fevereiro de 2021 HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada em Direito pela Universidade de
Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar
(2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação
Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação
Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010);
Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em
Círculos Restaurativos (com Brian Steels); Formação em Entrevista Motivacional. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Coordenadores/as
e técnicos/as que desenvolvem trabalho com famílias (CLDS 4G; RSI; entre
outros) ÁREA DE FORMAÇÃO 090
– Desenvolvimento Pessoal MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados
e entidades do Distrito de Leiria | Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível no seguinte link: https://forms.gle/GaaQzdEzZSQLwxi3A As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem
ser realizadas até ao próximo dia 8 de fevereiro de 2021. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias
subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à
plataforma tecnológica Zoom. EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja
1 e 2 Telemóvel: 967 084 569| E-mail:
n.leiria@eapn.pt |
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