Escuta Reflexiva no Diálogo com as Famílias -contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar


 

Escuta Reflexiva no Diálogo com as Famílias -contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar

Aprender a praticar uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa. Assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de serem escutados, pelo conteúdo das suas histórias e a nível emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional é seletiva. Quem escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, convicções, do seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.

A prática de uma escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos transformadores, emancipadores e responsabilizadores quando se trabalha com famílias em conflito. Neste sentido, propomos refletir sobre o poder do profissional vs paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação e treino de competências e técnicas para a construção de soluções a partir do diálogo

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Introdução à prática reflexiva – discursos e paradigmas da prática profissional

2.    A escuta (reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo

3.    A estrutura de um diálogo transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para a mudança

4.    Técnicas transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double listening, externalização

5.    Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de escutar e de transformar o diálogo em situações de conflitos familiares.

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OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional

- Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta

- Treinar competências de regulação emocional

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios / estudos de caso.

 

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DATAS e HORÁRIOS

05 de Fev. – 10h/13h

09 de Fev. – 14h30/17h30

12 de Fev. – 10h/13h

18 de Fev. – 10h/13h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

 

Isabel Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels).

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito de Coimbra| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

   Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por   transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 02 de fevereiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra

Telefone: 967084497 | coimbra@eapn.pt   

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