Escuta Reflexiva no Diálogo com as Famílias -contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar
Escuta Reflexiva no
Diálogo com as Famílias -contributo para a gestão de conflitos em contexto
familiar
Aprender a
praticar uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa.
Assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem
trabalhamos a sensação de serem escutados, pelo conteúdo das suas histórias e a
nível emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional é seletiva. Quem
escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, convicções, do seu
nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.
A prática de
uma escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos
transformadores, emancipadores e responsabilizadores quando se trabalha com famílias
em conflito. Neste sentido, propomos refletir sobre o poder do profissional vs
paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais
de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação e treino de
competências e técnicas para a construção de soluções a partir do diálogo
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Introdução à prática reflexiva – discursos e paradigmas
da prática profissional
2.
A escuta (reflexiva) como um processo ativo e
transformador do diálogo
3.
A estrutura de um diálogo transformador – do mapeamento
dos efeitos do conflito à motivação para a mudança
4.
Técnicas transformadoras do diálogo: conotação positiva,
perguntas circulares, double listening, externalização
5.
Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito
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OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de escutar e
de transformar o diálogo em situações de conflitos familiares.
_______________________________________________________________________________________ OBJETIVO ESPECÍFICOS - Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do
profissional - Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências
técnicas para a escuta - Treinar
competências de regulação emocional |
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
E AVALIAÇÃO
Métodos ativos,
interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios /
estudos de caso.
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DATAS
e HORÁRIOS 05 de Fev. – 10h/13h 09 de Fev. – 14h30/17h30 12 de Fev. – 10h/13h 18 de Fev. – 10h/13h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada
em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo;
Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação
laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner
de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação
Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012
e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels). |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de
organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
à distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados
EAPN Portugal | Entidades
do distrito de Coimbra| Número de ordem de receção da
inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser
efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Coimbra Telefone: 967084497 | coimbra@eapn.pt |
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