Cuidar e Motivar: Apoio às Equipas em Organizações Sociais


 Cuidar e Motivar: Apoio às Equipas em Organizações Sociais

A pandemia trouxe diversos desafios, desencadeando profundas mudanças a nível social, económico e político, com efeitos diretos na vida pessoal, familiar e organizacional. Dada esta exigência, é necessário encontrar e aprender uma nova forma de olhar para a nossa realidade pessoal e profissional, desenvolvendo atitudes mais equilibrada e pró ativas.

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o autocuidado são condições fundamentais para a saúde, bem estar e qualidade de vida, podendo-se criar sinergias entre estas dimensões e potenciá-las através da utilização de diferentes estratégias de apoio às equipas em organizações sociais, como instrumentos de auto e heteroconhecimento, autocuidado, automotivação, ferramentas de gestão de emoções e de uma comunicação mais eficaz. É necessário criar oportunidades para aumentar a resiliência, a automotivação e a motivação da equipa, de utentes e familiares, com vista a contribuir para uma resposta de maior qualidade e maior coesão social.

Estas sessões pretendem dotar os profissionais de estratégias que o capacitem para a intervenção, individual e em grupo, apoiando a criar respostas aos principais desafios que atualmente vivemos, enquanto profissionais de organizações.

 

Objetivos Gerais:

·        Aprender uma nova forma de olhar para a sua realidade pessoal e profissional, desenvolvendo atitudes mais equilibrada e proativas.

·        Promover o desenvolvimento de competências e estratégias de auto e heteroconhecimento, autocuidado e bem-estar, automotivação e motivação da sua equipa e dos seus utentes e familiares para criar respostas de trabalho de maior qualidade e coesão social.

·        Elevar e construir respostas aos principais desafios que atualmente vivemos, enquanto profissionais de organizações.

 

Conteúdos:

·        Diálogo com o grupo;

·        Balanço 2020;

·        Desafios, Oportunidades, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças, Stress no trabalho durante o tempo de pandemia;

·        Identificação de oportunidades no quotidiano para implementar estratégias de redução do stress, burnout e fadiga;

·        Equilíbrio da vida pessoal e profissional;

·        Estratégias para melhorar os níveis motivacionais e promoção do autocuidado e bem-estar;

·        Estratégias de Auto e Heteroconhecimento;

·        Métodos de Auto e Heteromotivação;

·        Importância do feedback na comunicação;

·        Desenvolvimento de competências focadas na relação e gestão de emoções.

 

Metodologia:

Exposição oral, diálogo e debate de ideias relacionadas com o tema, via online.

Método Ativo e Demonstrativo.

 

Dinamizador(a): Sofia dos Santos Rodrigues,

Psicóloga; em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações.

 

Destinatários: Prioridade instituições Associadas dos Distritos de Castelo Branco e Santarém

 

Local: Plataforma ZOOM – EAPN

 

Datas: 1ª sessão: 20 de janeiro; 2ª sessão: 10 de fevereiro; 3ª sessão: 10 de março

 

Horário: 14 h00– 16h30

 

Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 19 de janeiro, através do preenchimento do formulário

 

https://forms.gle/B3AkRhX4ndKm4ca88

 

Organização: Núcleos Distritais de Castelo Branco e Santarém


Comentários