16 crónicas que testemunham vivências em tempos de crise pandémica. Mais uma edição da EAPN Portugal que pode descarregar gratuitamente, aqui!



 
 [Para aceder ao e-book pode clicar nas imagens]

CRÓNICAS  
TEXTOS VIVIDOS EM TEMPOS DE CRISE PANDÉMICA

Esta publicação da EAPN Portugal (e-book que pode ser descarregado gratuitamente) reúne dezasseis testemunhos em forma de crónica, escritas por algumas pessoas que fazem parte dos Conselhos Locais de Cidadãos dos Núcleos Distritais de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. 

« Seis distritos da geografia do Norte de Portugal. Realidades de outras tantas famílias escritas pela crónica de um dos seus membros. Escritas em outubro de 2020, ainda a pandemia transitava da primeira para a segunda vaga, que já se adivinhava pior, os números não deixavam margem para dúvidas. O confronto com uma realidade de confinamento, de perda de oportunidades de emprego, de formação, ou outra qualquer perspetiva de aspirar a “uma vida normal”, desenhava-se a cores muito “tristes”, muito sombrias. Não sabíamos sequer se estávamos a “meio caminho”, ainda não sabíamos da vacina, nem se adivinhavam números bastante superiores aos registados na primavera de 2020. O verão deixou alguma esperança: os números baixaram… mas pairava no ar (e nas notícias…) uma forte hipótese de uma segunda e até talvez de uma terceira vaga... novo “estado de emergência”, tornou-se comum uma situação que é excecional.

Vale a para ler o que os nossos voluntários e voluntárias escreveram, rever os seus testemunhos, ainda que estes sejam relativos a uma fase da pandemia (últimos meses do ano 2020), a “meio termo” dela, ou seja, ainda não sabíamos (e continuamos a não saber…) quando vamos voltar ao “normal” e acabar o “novo normal”. Vale a pena referir que para além de terem sido escritas na primeira pessoa, por não jornalistas, muito menos “cronistas”, ensaiaram um desafio que lhes foi proposto (e, de certa forma imposto, pelo contexto temporal…) e ao qual responderam com muita vontade e qualidade. Havemos certamente de nos voltarmos a encontrar algures num lugar do Norte em 2021, nessa altura estaremos todos juntos “fisicamente”. »


Conselhos Locais de Cidadãos – o que são?
Foram criados em 2009, pela EAPN Portugal, e dinamizados desde então em todos os distritos de Portugal, através do núcleos distritais desta organização, dando oportunidade a um grupo de cidadãos que vivenciam, ou já vivenciaram, situações de pobreza e/ou exclusão social, de norte a sul do país de: se pronunciarem sobre as suas realidades, necessidades e prioridades, a sua qualidade de vida e sobre as políticas sociais; identificar dificuldades e estratégias de enfrentamento dos problemas que são acionadas por estes cidadãos, assim como a definição de áreas prioritárias de atuação; terem uma voz ativa para o diálogo e para participar na vida política falando sobre as medidas que interferem nas suas vidas; participarem ativamente na luta contra a pobreza e a exclusão social (luta essa relativamente à qual são, desde logo, os principais interessados); através da identificação de novas estratégias e novos instrumentos de avaliação das medidas sociais e de exercício de lobby junto dos órgãos de poder; atuarem com a EAPN Portugal, ao nível da monitorização e avaliação, direta ou indiretamente, do que se vai fazendo a nível nacional nesta área, através da informação, formação, investigação e planeamento participado de ações que concorrem para o combate da pobreza e da exclusão social.
Sabendo que a participação é um processo difícil, que necessita de tempo e de maturação, a EAPN Portugal decidiu começar por dar pequenos passos que permitam, paulatinamente, reunir as condições para uma participação organizada e efetiva num futuro próximo e que, a médio prazo, permita a existência de estruturas e plataformas de participação na definição e implementação das políticas. Desta forma, promovemos a cidadania e a participação das pessoas que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e/ou exclusão social através de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – Conselhos Locais – quer a nível nacional – Conselho Nacional -, e ainda a nível europeu, com a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social que se desenvolve desde 2001.

 + info:

Catarina Oliveira

EAPN Portugal/Rede Europeia AntiPobreza

Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real

vilareal@eapn.pt

Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B

5000-260 Vila Real

Tlm: 967084646

www.eapn.pt

 

 

Comentários