CAMPANHA
"Despir os preconceitos; vestir a inclusão"
tem novas imagens e mensagens
Em junho de 2016, a EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, através dos Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu, lançou a campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão” que, em diversos momentos, tem sido revisitada. Este é mais um desses momentos em que Bruno Gaspar, o artista que tem trabalhado em parceria com a equipa responsável pela campanha, nos brinda com mais imagens.
Esta campanha surge com base nos resultados do projeto Bem-me-quer, Mal-me-quer”, que visou perceber as representações sociais relativamente aos grupos mais vulneráveis.
Assim, de acordo com a perceção de que ainda existem várias representações negativas e diversos estereótipos a combater, e após uma reflexão conjunta entre técnicos da EAPN Portugal e membros dos Concelhos Locais de Cidadãos em que se estimulou o espírito crítico e o empowerment, foi criada a referida campanha, incidindo sobre alguns dos grupos que são alvo dos preconceitos, nomeadamente, idosos, famílias pobres, comunidades ciganas e migrantes, pessoas com deficiência, sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos e desempregados.
Desta vez, os temas abordados na campanha são a igualdade de género, a saúde e a violência física e psicológica.
De acordo com fonte da EAPN Portugal " é nosso objetivo criarmos uma coleção de livros no âmbito da campanha, destinado a crianças e jovens, dedicando cada livro a um tema e convidando escritores a participar. Este ano, estão também previstas duas publicações sobre dois temas da campanha, ainda a designar, destinados a jovens do 2.º ciclo do Ensino Básico. Contamos com a colaboração do escritor Paulo Kellerman, que trabalhou connosco na última publicação do Conselho Local de Cidadãos de Leiria".
#eapnportugal #preconceito #inclusao #educação
+ info:
Patrícia Grilo
Núcleo Distrital de Leiria
n.leiria@eapn.pt
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2
2400-191 Leiria
Tel. +00351 244 837 228
Comentários
Enviar um comentário