3ª Edição do Simpósio Interações apresenta, amanhã, mais uma das 16 sessões temáticas realizadas online


 

Portugal Mais Velho: Desafios da Longevidade & Envelhecimento, amanhã, às 14.30 horas


«Um dos maiores sinais de prosperidade é, atualmente, o aumento da esperança média de vida. No entanto, as perspetivas sobre o envelhecimento não são as melhores: as pessoas idosas, mesmo que ativas, são globalmente encaradas como pessoas frágeis, doentes e dependentes, o que promove fenómenos de desrespeito pelos seus direitos, exclusão, marginalização e, não raras vezes, a situações de crime e violência. Foi por reconhecer esta realidade que a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) desenvolveram, entre janeiro de 2019 e junho de 2020, um projeto que resultou no ‘Relatório Portugal Mais Velho’, onde se identificam algumas das lacunas das políticas públicas e da legislação em relação à violência contra pessoas idosas e se propõem medidas e recomendações para as colmatar.

A segunda sessão do Simpósio InterAções dá a conhecer este Relatório, desafiando as organizações a desenvolverem ações de divulgação e de capacitação dos seus agentes no sentido de prevenir e desocultar este flagelo social.

  • 14:30 Sérgio Cintra
    Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
  • 14:35 Luís Jerónimo
    Fundação Calouste Gulbenkian
  • 14:45 João Lázaro
    Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
  • 15:00 Alexandra Lopes
    Universidade do Porto
  • 15:20 Marta Carmo
    Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
  • 15:40 Debate (resposta a questões via chat)
  • 16:00 Mário Rui André
    Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A 3ª Edição do Simpósio Interações, organizado pela Unidade de Missão “Lisboa Cidade de Todas as Idades”, irá reunir, através de 16 sessões temáticas realizadas online, um conjunto de académicos, investigadores, decisores, empreendedores e outros especialistas na área da longevidade e do envelhecimento, com a finalidade de debater os desafios que se colocam à promoção de uma sociedade para todas as idades. Neste âmbito, procurar-se-á, ainda, dar a conhecer e promover o intercâmbio de “Boas Práticas” e o posicionamento dos diferentes departamentos e serviços da Santa Casa nesta matéria.

As sessões abordarão um leque variado de temas na área do envelhecimento, desde os aspetos relacionados com as representações sociais da velhice e dos estereótipos idadistas, passando pelos processos de transição para a reforma, até aos desafios associados ao envelhecimento na comunidade na era do digital. Em particular, procurar-se-á dar relevo à componente habitacional e do espaço público enquanto alavanca de dinâmicas facilitadoras da transição do hospital para a comunidade, com impacto nas políticas relativas à continuidade dos cuidados.

Para além de convidados nacionais de relevo, teremos também convidados reconhecidos a nível internacional, que certamente contribuirão para melhor compreendermos os desafios com que nos confrontamos na afirmação de uma sociedade para Todas as Idades, mais justa, coesa e solidária. »


+ info:


AQUI


Unidade de Missão

 

213 235 237

 

lisboacidadetodasidades@scml.pt




Comentários