IPDJ assinala o Dia Internacional do Voluntári@ - amanhã, 5 de Dezembro


 


 

IPDJ assinala o Dia Internacional do Voluntári@

5 dezembro | 14h30 | Webinar «Juntos nós podemos através do voluntariado»

 

 

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) celebra este sábado, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário. A data foi proclamada em 1985 pelas Nações Unidas e este ano terá como tema: «Juntos nós podemos através do voluntariado».

 

Para assinalar o dia, tendo em conta a situação pandémica, será realizado pelas 14h30 um webinar do qual fará parte a apresentação da Carta de Voluntariado Jovem pelo Ambiente; a mesa redonda «Juntos nós podemos através do voluntariado» composta por entidades e jovens [ver participantes no programa em anexo]; bem como a apresentação dos vencedores dos Prémios de Boas Práticas de Voluntariado, Associativismo Juvenil e Associativismo Estudantil [ver lista de vencedores em anexo]. A abertura da iniciativa estará a cargo do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Esta iniciativa será transmitida em direto a partir do facebook do IPDJ.

 

Neste ano de 2020, apesar das limitações vividas em todo o Mundo, o IPDJ contou com um total de 2618 jovens em projetos de voluntariado, com destaque para o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas (cerca de 1800 voluntários), com uma taxa de 95% de participação, tendo ultrapassado o número registado em 2019. Com o confinamento e as orientações da Direção Geral da Saúde, os programas «Agora Nós» e «Geração Z», direcionados para o apoio às campanhas de sensibilização no combate à pandemia e solidariedade intergeracional, mereceram mais atenção.

 

O Plano Estratégico de Preparação e Resposta à COVID-19 da Organização Mundial de Saúde identifica os voluntários como principais agentes ​​na comunicação de risco e envolvimento da comunidade, pelo que se pretende agradecer as suas iniciativas e demonstrar o impacto do voluntariado durante a pandemia.

 

Para o efeito, será lançado um desafio nas redes sociais que convida todos a adicionar à sua foto de perfil a moldura automática «coração na máscara» e, ainda, a criar uma publicação onde conste uma fotografia de rosto com uma máscara que tenha um coração azul desenhado e uma mensagem de agradecimento aos voluntários pelo contributo perante a comunidade.

 

O Voluntariado é a expressão do exercício livre de uma cidadania plena e solidária e preserva os valores da cooperação e solidariedade. O IPDJ é o gestor do programa de voluntariado jovem «Agora Nós» e pretende promover e estimular a prática de voluntariado como meio de aquisição de competências.

 

Comentários