Oficina de Prática e Conhecimento: Disciplina Positiva


 

26 e 27 de novembro de 2020 | 9h30 - 12h30 | Plataforma ZOOM | Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal

PROGRAMA

ENQUADRAMENTO AO TEMA

Os profissionais que trabalham com famílias deparam-se com conflitos e dilemas. As crianças apresentam comportamentos desafiantes e os pais / cuidadores sentem-se esgotados, sem estratégias para conseguir lidar com todas as situações, levando a um desgaste das relações familiares. As mesmas frases são repetidas vezes sem conta e por vezes métodos punitivos ou até mesmo violentos são utilizados, causando dano no presente e futuro das crianças.

É difícil saber a melhor forma de educar uma criança, a maior parte das vezes aprendemos por tentativa e erro, acabando por ser cansativo, desesperante e aumentando o sentimento de culpa dos pais por não conseguirem obter os resultados que esperam.

Para os profissionais que procuram alternativas de disciplina conscientes com valores de autonomia, liberdade e amor, para que possam ajudar os membros das famílias que acompanham a encontrar a melhor versão deles mesmos, esta é a formação que procuram.

Propomos um modelo alternativo de disciplina, trabalhando questões como a relação e a comunicação. Defendemos que é possível disciplinar de uma forma que garanta o respeito e o carinho, mas que imponha, também, limites bem definidos e consistentes.

O Núcleo distrital de Leiria da EAPN Portugal em parceria com a Escola das Emoções irá, assim, promover uma oficina de prática e conhecimento sobre esta temática, com a duração de 6 horas.


OBJETIVO GERAL

O objetivo desta Oficina é dotar os profissionais de ferramentas que possam tornar mais fácil a vida dos pais, mães e cuidadores, assegurando uma parentalidade mais eficaz. Estas estratégias de disciplina são indicadas para educadores, terapeutas, pais ou qualquer pessoa responsável pelo desenvolvimento e bem-estar de crianças, dado que estas técnicas resultam tanto para os filhos, alunos, pacientes, clientes ou equipas.

O nosso objetivo é, essencialmente, fazer com que os cuidadores comecem a encarar a disciplina como uma das coisas mais construtivas e afetuosas que podemos fazer pelas crianças. Pretendemos ainda dar a conhecer estratégias eficazes, afetuosas e cientificamente informadas que ajudem as crianças a crescer de forma saudável indo ao encontro de estudos recentes acerca do cérebro que revelam profundas percepções das crianças de quem cuidamos, do que elas necessitam e de como discipliná-las de forma a promover o desenvolvimento ideal.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Parentalidade Consciente;
2. Disciplina positiva;
3. Desafios na Parentalidade;
4. Desafios no trabalho com famílias;;
5. Uso da disciplina positiva na intervenção familiar e social
6. Estratégias de disciplina positiva.


METODOLOGIAS
Metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo.


DESTINATÁRIOS
Assistentes sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Animadores Sociais, Sociólogos de Organizações de Economia Social e de Entidades Públicas com intervenção na área social e educativa.


DINAMIZADORAS
SÍLVIA BRANCO | info@escoladasemocoes.pt | Licenciada em psicologia com especializações em psicologia clinica e da saúde e desenvolvimento. Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional, tendo trabalhado na coordenação de equipas de projetos de intervenção, no planeamento e acompanhamento da implementação e intervenção direta com os públicos em programas e projetos nacionais e internacionais. Exerce atualmente as funções de psicóloga na Escola das Emoções e é agente de formação. Participou na co-criação da metodologia e programa de educação emocional da Escola das Emoções, bem como na sua implementação em crianças e jovens dos 3 aos 15 anos nos últimos 5 anos. Todo o seu percurso profissional tem enfoque nas emoções e no desenvolvimento do ser humano.

RITA FELIZARDO | info@escoladasemocoes.pt | Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária e com Pós graduação em Protecção de Menores. Trabalhou num centro de apoio familiar e aconselhamento parental 9 anos onde lidou diariamente com famílias multidesafiadas e teve a oportunidade de ir aprendendo com as pessoas sobre a tarefa desafiante que é criar uma criança com todos os obstáculos que vão colocando à prova os pais. Quer na vida profissional como pessoal e no desempenho do papel de mãe de uma criança de 6 anos, procura viver de uma forma consciente, praticando a atenção plena e mantendo uma atitude mindfulness, educando nas e pelas emoções. Exerce atualmente as funções de Facilitadora de Desenvolvimento Emocional na Escola das Emoções onde participou na co-criação da metodologia e programa de educação emocional, bem como na sua implementação em crianças e jovens dos 3 aos 15 anos nos últimos 3 anos. É ainda Facilitadora de Parentalidade Consciente pela Academia de Parentalidade Consciente, Facilitadora de Meditação Infantil, Transformation Meditation Teacher e Master Mindfulness Practitioner.



MAIS INFORMAÇÕES

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsSjWKaFOFTlcVf7aSFlfL1wFlptL9CUOUM6n25oF0uwTTsA/viewform

Datas e horário: 26 e 27 de novembro de 2020 | 9h30 - 12h30


- Inscrições: 5€ associados da EAPN Portugal | 10€ não associados da EAPN Portugal.

As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento do formulário indicado abaixo. O pagamento deverá ser realizado por transferência bancária - NIB 00330000 000 45757781 95 (Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal), até dia 23 de novembro e deverá enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail: n.leiria@eapn.pt
Aquando o pagamento da inscrição será enviado o link de acesso à sessão.

- Equipamento necessário: computador com câmara e microfone. Cada participante deve estar munido de um computador.



+ info:

Patrícia Grilo

Núcleo Distrital de Leiria

n.leiria@eapn.pt

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2

2400-191 Leiria

Tel. +00351 244 837 228

www.eapn.pt

Comentários