Bolsa de Ativistas - queres fazer parte?


 

CAMPANHAS #CLIMATEOFCHANGE E #GOEATHICAL PROCURAM JOVENS 

ATIVISTAS EM PROL DE UM MUNDO MAIS JUSTO, DIGNO E SUSTENTÁVEL

 

E se fosses tu a ter de pegar em todas as tuas coisas e a fugires do sítio onde sempre viveste porque os efeitos das alterações climáticas não te dão outra alternativa? Este é um dos motes do convite lançado a todos os jovens entre os 18 e os 35 anos que se queiram inscrever na Bolsa de Ativistas promovida pelas campanhas pan-europeias #ClimateOfChange e #GoEAThical, implementadas em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF).

 

O objetivo é envolver e mobilizar os jovens – público-alvo destas campanhas – em torno de temáticas como as alterações climáticas, o deslocamento forçado, as migrações, a produção e o consumo alimentares, entre outras, e dar-lhes voz, ouvir as suas opiniões, ideias e soluções.

 

Os jovens ativistas terão acesso a formações, poderão participar em eventos e terão a possibilidade de criarem conteúdos para inspirar outros jovens sobre estes temas. Os interessados em colaborar nas atividades das campanhas #ClimateOfChange e #GoEAThical, podem inscrever-se nesta Bolsa de Ativistas através do preenchimento do seguinte formulário.

 

Sabemos hoje que as alterações climáticas são uma ameaça tão real quanto iminente: as suas causas são conhecidas e as suas consequências vão-se dando a conhecer ao mesmo ritmo que os dias correm. Em 2018, entre as 28 milhões de pessoas forçadas a abandonar o sítio onde viviam e a migrar dentro do seu próprio país17,2 milhões fizeram-no devido a desastres naturais (World Migration Report 2020). Aliado a isso, está a emergência climática, que, ao agravar-se, vai continuar a aumentar o número de deslocados e refugiados do clima ano após ano.

 

As campanhas #ClimateOfChange e #GoEAThical vão promover debates, academias de ativismo, conferências e youthlabs para sensibilizar, consciencializar e inspirar os jovens, fomentando o diálogo, a participação cívica e o ativismo, em prol de uma sociedade melhor. Saiba mais sobre a campanha #ClimateOfChange aqui e sobre a campanha #GoEAThical aqui.

 

Esta campanhas são financiadas pela União Europeia, através do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising Programme) e contam com o financiamento em Portugal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Em Portugal são implementadas pelo IMVF e a nível europeu pela WeWorld (Itália) e pela Christliche Initiative Romero (Alemanha) respetivamente.

 

 + info:

Catarina Benedito

Gabinete de Comunicação 

 Rua de São Nicolau, 105. 1100-548 Lisboa

+351 21 322 41 92 | cbenedito@imvf.org
www.imvf.org

Comentários