Atividade no âmbito da parceria entre o Núcleo Distrital de Vila Real e o CLDS 4G Porta D'Ouro de Mesão Frio





 

"A convite do CLDS 4G Porta D'Ouro de Mesão Frio, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal iniciou mais uma parceria, até 2022, com este projeto, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio. Dando continuidade às diversas atividades promovidas noutras gerações do Programa CLDS, o Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN PT desafiou assim o projeto para a promoção de um programa piloto de investigação - ação, com a criação e capacitação de um "Grupo Ativo de Participação (GAP)",  inserido no eixo IV - Auxílio e Intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários. O GAP pretende ser um grupo voluntário de cidadãos/ãs que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e/ou exclusão social selecionados pelo projeto com o objetivo de ativar a participação dando voz aos cidadãos/ãs sobre diversos temas de interesse para a comunidade. 

Esta primeira sessão, realizada on line e presencial, teve lugar no dia 24 de novembro contando com a participação de 16 pessoas muito motivadas em fazer da "participação" um desígnio de todos/as. Estamos convictos de que estamos no caminho certo para a capacitação e empoderamento das comunidades mais desfavorecidas promovendo ações locais, de forma colaborativa e de impacto comunitário. 

De referir que esta atividade cumpriu as medidas de controle definidas pela DGS para prevenir e controlar a transmissão da COVID -19." Catarina Oliveira 


 

+ info:

Catarina Oliveira

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti  Pobreza

Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real

vilareal@eapn.pt

Rua Dr. Francisco Sales da Costa Lobo, lote 5, -1 rc/esquerdo 3 B

5000-260 Vila Real

T: +00351 259322579 F: +00351 259322001

www.eapn.pt

Comentários