Parentalidade Consciente: perspetivas e contributos na interação com famílias


 

Parentalidade Consciente: 

perspetivas e contributos na interação com famílias

Numa realidade em que a prática profissional muitas vezes se depara com situações e vivências familiares desafiantes, revela-se essencial definir qual a intenção no trabalho diariamente desenvolvido com as famílias, e que perspetiva melhor serve este propósito de atuação social. Num primeiro momento, este curso traz-nos um contributo da Programação Neurolinguística para melhor se compreender os processos mentais de pensamento e resposta a estímulos, explorando ferramentas de transformação dos mesmos, ajustando, assim, a comunicação com vista a determinado resultado, alinhado com a intenção. Num segundo momento, a Parentalidade Consciente convida a uma reflexão pessoal sobre valores, necessidades e limites, numa contraposição com as expetativas e exigências externas/sociais, em que a prática das nove atitudes de Mindfulness se apresenta como uma competência-chave para lidar, de forma construtiva, com desafios e/ou situações adversas, estimulando a resiliência dos/as profissionais, ao mesmo tempo que se propõe oferecer práticas de florescimento das famílias nas suas relações.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

O cérebro humano: trilogia da mente | O poder das palavras e comunicação não violenta | O impacto das emoções | Introdução às nove atitudes de mindfulness | Parentalidade consciente: influências e intenções | Valores basilares na parentalidade consciente | Modelo Laser: identificar as necessidades humanas | Resiliência na prática profissional    

 

OBJETIVO GERAL

Dotar os/as formandos/as de conhecimentos e perspetivas que lhes permitam uma atuação profissional consciente, beneficiando do contributo da programação neurolinguística, parentalidade consciente e mindfulness.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os processos mentais e fisiológicos na resposta a estímulos, através da trilogia da mente | Perceber o poder das palavras nas interações humanas e o benefício da comunicação não violenta | Conhecer o impacto das emoções no corpo humano | Reconhecer a importância das nove atitudes de mindfulness no dia-a-dia | Descobrir a parentalidade consciente e os seus valores | Refletir sobre as influências educativas e as intenções que norteiam as ações diárias | Identificar as quatro necessidades humanas através do Modelo Laser | Desenvolver estratégias para fortalecer a capacidade de resiliência na prática profissional.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Metodologias expositiva, demonstrativa e interrogativa, promovendo a interação e participação dos/as formandos/as em exercícios práticos e reflexivos. Não é visada nenhuma avaliação formal, pretendendo-se a atualização e enriquecimento pessoal, que, pela sua transversalidade, tem aplicabilidade no contexto profissional a que se propõe.

 


 

DATAS

5, 6, 12, 19 e 20 de novembro de 2020

 

HORÁRIO

9.30h - 12.30h

 

DURAÇÃO

14h

 

LOCAL

Plataforma Tecnológica Zoom

 

FORMADORA

Joana Madureira

Possui Licenciatura em Psicologia, MBA em Gestão de Empresas e Mestrado em Gestão; Possui Pós-Graduação em Parentalidade e Educação Positivas, Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Educacional, entre outras. O seu percurso profissional iniciou-se no âmbito das empresas e gestão de recursos humanos. Atualmente norteia a sua atuação como Psicóloga da Educação, Facilitadora Certificada de Parentalidade Consciente, Formadora e Facilitadora de Mindfulness, Instrutora de Yoga de crianças e Tutora em contexto das Necessidades Educativas Especiais. Trabalha com particular enfoque na literacia emocional de crianças, jovens e famílias. É mentora da marca registada Schola - Educar para a felicidade.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 35€ | Não associados/as: 55€

 

PÚBLICO-ALVO Profissionais que desenvolvem intervenção com famílias

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

 

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

 

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Associados/as da EAPN Portugal | Número de ordem de receção da inscrição

 

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível no seguinte link:

https://forms.gle/EdsM8GBJKYKpQK8N6

 

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 30 de outubro. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à plataforma tecnológica Zoom.

 

EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Aveiro

Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto.

3800 – 236 Aveiro

Telefone: 234 426 702 | Fax: 234 426 246 | aveiro@eapn.pt

 

 


                                                                                                              

Comentários