Núcleo Distrital de Faro da EAPN Portugal e Município de Faro comemoram com diversos parceiros Dia Municipal para a Igualdade


 "A Rede Social de Faro (CLASF) vem pelo presente divulgar que no próximo no próximo dia 24 de outubro se assinala pelo quinto ano o Dia Municipal para a Igualdade.

 O Dia Municipal para a Igualdade comemora na presente edição 10 anos de existência, conta com diversas iniciativas, este ano sobretudo realizadas em formato digital, que serão a nível nacional, realizadas entre os dias 17 e 27 de outubro.

 Tal como as edições passadas, em Faro, o Dia Municipal para a Igualdade 2020 privilegia iniciativas construídas coletivamente que resultam da vontade e da concertação das organizações e da sociedade civil, mas incentiva e apoia a divulgação das iniciativas de todos, num compromisso coletivo com a Igualdade, Junt@s seremos + Igualdade e Desenvolvimento.

Inscrições online: https://bit.ly/2ktqmPq

 Data: dia 26 de outubro de 2020

 Horário: 10h00 às 12h00

 Organização: Núcleo Distrital de Faro da EAPN/Portugal e Município de Faro

 Parceria: GTAI (Grupo de Trabalho para a Igualdade) a saber, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Gabinete de Apoio à Vitima Apav Faro, Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, Associação Sê Mais Sê Melhor, Associação XIS - Grupo para a Promoção e Proteção dos Direitos LGBTI, Movimento Democrático de Mulheres, Associação para o Planeamento da Família, Cruz Vermelha Portuguesa. Delegação de Faro e Loulé, Fundação António Silva Leal, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e ECOS, Cooperativa de Educação e Desenvolvimento, CRL, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais de Faro).

 Atividade: Debate sobre as questões de género e do exercício da parentalidade, em tempos de pandemia, partilha do olhar de duas instituições que trabalham com famílias e nos podem transmitir como vivenciaram e vivenciam esta situação. Desconstrução do tema "sobrecarga dos elementos femininos no apoio à família e às crianças e jovens, em particular".

 

Entidades Convidadas: GAP do Gato e CAFAP da AIPAR

 

Moderação: Rita Guapo Gestora da página https://www.facebook.com/pesnaluablog

 

Destinatários: Estudantes, Técnicos e Comunidade em Geral

 Observação: Esta ação será realizada on-line, através da plataforma ZOOM, sendo que os participantes inscritos irão receberão um link para aceder à sessão.

 


Rede sociais da ECOS

Dia 24.10.2020

Actividade dinamizada no âmbito do plano de actividades do Projecto Euriversity - Acção europeia contra a discriminação: Inclusão educativa desde a perspectiva da igualdade e da diversidade afectivo-sexual, do qual a ECOS é entidade parceira MGD 30900

 Actividade APAV

A nível nacional a APAV publicou no passado dia 18 de setembro no site https://apav.pt/apav_v3/index.php/pt/2465-strong-uma-musica-para-sensibilizar-contra-a-violencia-domestica a musica Strong que sublinha para de alguma forma relembrar/sensibilizar para o dia semana alusiva ao Dia Municipal para a Igualdade, 24 out de 2020.

Video em:

https://youtu.be/ajLMLc4IgjY

 Por último e  a propósito deste tema gostaríamos de partilhar com todos/as que o Município de Faro foi distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito da candidatura submetida ao Prémio «Viver em Igualdade» 2020-2021, promovido a nível nacional pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

 O Prémio "VIVER EM IGUALDADE" é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que tem como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 - Portugal + Igual, nas dimensões: igualdade entre mulheres e homens; prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

 A cerimónia de entrega dos Prémios e Menções Honrosas, por decisão do júri da 5.ª edição do Prémio «Viver em Igualdade» 2020-2021, realizar-se-á no próximo dia 23 de outubro de 2020, em São João da Madeira e a referida menção só é uma realidade graças à intervenção e articulação próxima que existe na rede social de Faro.

 As candidaturas distinguidas com Prémio e com Menção Honrosa, por Decisão do Júri da 5ª Edição do Prémio "VIVER EM IGUALDADE" 2020-2021 está disponível em:

https://www.cig.gov.pt/2020/10/anuncio-da-decisao-do-juri-da-5a-edicao-do-premio-viver-igualdade-2020-2021/

 


 + info:

Departamento de Desenvolvimento Social e Educação Divisão de Intervenção Social e Politicas Participativas

Câmara Municipal de Faro

Praça José Afonso, n.º1

dis@cm-faro.pt

 8000-173 Faro, Portugal

 Tel.:289870869

http://www.cm-faro.pt

 

 

 

Comentários