Bullying e Cyberbullying em tempos de pandemia




                                    DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE 

 

 30 de outubro 2020 das 15 horas às 16 horas

Bullying e Cyberbullying em tempos de pandemia

 

 


A introdução das tecnologias digitais na vida das nossas crianças e jovens, tem vindo simultaneamente a traduzir-se em novas formas de comunicação, em muitos aspetos diferentes das nossas comunicações em contextos presenciais e nos diferentes tipos de discurso utilizados no ciberespaço (conteúdos digitais), as diversas formas de disseminação, as ações de cyberbullying mais frequentes e discutimos a multiplicidade de papéis que, direta ou indiretamente e os envolvidos em comportamentos de cyberbullying podem desempenhar

Conteúdos Programáticos:

i) prevenção e combate ao bullying e Cyberbullying ii) orientação e supervisão, de modo a identificar potenciais comportamentos desta natureza.

Objetivo geral - capacitar os/as profissionais e dirigentes em novas formas de intervenção nesta área

Metodologia:- Exposição oral, diálogo e debate de ideias relacionadas com o tema, via online.

Facilitador: Luís Fernandes é licenciado em Psicologia Educacional e tem mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa, com uma tese sobre gestão de sala de aula. Psicólogo especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) em Psicologia da Educação e em Psicologia Social e das Organizações, com especialidades avançadas nas áreas da Psicologia Comunitária e Necessidades Educativas Especiais. É co-autor dos livros, “Plano Bullying – Como apagar o bullying da escola, “Diz não ao bullying. Não deixes que te façam mal!” e “Cyberbullying – Um Guia para Pais e Educadores”, todos sob a chancela da Plátano Editora.

Destinatários: profissionais de intervenção social e comunitária

Local: dinamizada por videoconferência através da plataforma Jitsi Meet (links de acesso disponibilizados após a confirmação da inscrição até ao dia 27 de outubro)

Data e horário: 30 de outubro de 2020 | 15h00 – 16h00

Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 27 de outubro, através do preenchimento do seguinte formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1FDP0EhgcRPTKgzZPOpkWXrGP6TIM5Qk3Y5MqPkePZtE/edit

Posteriormente disponibilizaremos o link para participar na presente Webinar  

                       

                    

+ info:

Anselmo Prudêncio 

Técnico do Núcleo Distrital de Beja

n.beja@eapn.pt

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza

Rua do Jornal Ala Esquerda 20

7800-301 Beja

Tel. + 00351 284 325 744 Fax: + 00351 284 325 745

www.eapn.pt

 


Comentários