A Prevenção de BURNOUT e Promoção de BEM-ESTAR em tempo de COVID 19: Soluções e Possibilidades para os Profissionais


 

A Prevenção de BURNOUT e Promoção de BEM-ESTAR em tempo de COVID 19: Soluções e Possibilidades para os Profissionais

A complexidade do contexto atual, considerando a múltiplas exigências da COVID-19 para os técnicos de intervenção social, pode colocar o bem-estar psicológico em risco, e levar os profissionais para um patamar de vulnerabilidade a elevados níveis de stress, bem como de exaustão ou burnout. Se é tempo de uma grande capacidade de adaptação ao nível técnico por parte dos profissionais e equipas, tal traz também custos ao nível psicológico, na nova rotina que se mostra desafiante, podendo surgir a fadiga, o ceticismo, a irritabilidade ou até o questionar do sentido de toda a intervenção.

Prevenir o burnout é hoje, mais do que nunca, fundamental, num processo que é dinâmico e co-construído entre os próprios profissionais e as respetivas organizações, rumo a um processo conjunto de promoção de resiliência e bem-estar. A presente oficina pretende criar um espaço de partilha e reflexão para definição de estratégias para lidar com as exigências da atual pandemia, baseadas nas vivências dos profissionais, bem como em evidências científicas da Psicologia, nomeadamente ao nível da gestão de emoções, relações e rotinas laborais e pessoais.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Stress & Bem-estar: Que relação?

2.    Burnout: O que é? Como se Previne?

3.    Modelo Bidimensional da Paixão

4.    Bem-Estar: Entre as Emoções Positivas e o Sentido para a Vida

5.    Gestão de Emoções: Cuidar de si para melhor cuidar do outro

6.    Equipas Apreciativas: Pertencer, Receber e Contribuir

7.    COVID-19: Que desafios nas comunidades e para a intervenção?

 

OBJETIVO GE

Desenvolver a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de conflitos familiares

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional

- Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta

- Treinar competências de regulação emocional

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Toda a formação será realizada com metodologias participativas com breves exposições teóricas.

 


 

DATAS

26, 27, 29 de outubro de 2020

 

HORÁRIO

10.00h - 13.00h

 

DURAÇÃO

9h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Catarina Rivero

Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica com formação em Terapia Familiar e é Master em Terapia Familiar e Sistemas. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada e tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (Doutoranda em Psicologia Comunitária no ISPA

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 25€ | Não associados/as: 40€

 

PÚBLICO-ALVO Profissionais de intervenção social

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 15 de outubro. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à plataforma tecnológica Zoom.

 

EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Portalegre

Rua de Olivença, nº15

7300 – 149 Portalegre

Telefone: 245 202 407 | Fax: 245 202 408 | portalegre@eapn.pt

 

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