A Prevenção de BURNOUT e Promoção de BEM-ESTAR em tempo de COVID 19: Soluções e Possibilidades para os Profissionais
A Prevenção de BURNOUT e Promoção de
BEM-ESTAR em tempo de COVID 19: Soluções e Possibilidades para os Profissionais
A complexidade do contexto atual,
considerando a múltiplas exigências da COVID-19 para os técnicos de intervenção
social, pode colocar o bem-estar psicológico em risco, e levar os profissionais
para um patamar de vulnerabilidade a elevados níveis de stress, bem como de
exaustão ou burnout. Se é tempo de uma grande capacidade de adaptação ao nível
técnico por parte dos profissionais e equipas, tal traz também custos ao nível
psicológico, na nova rotina que se mostra desafiante, podendo surgir a fadiga,
o ceticismo, a irritabilidade ou até o questionar do sentido de toda a
intervenção.
Prevenir o burnout é hoje, mais do que nunca, fundamental, num processo que é
dinâmico e co-construído entre os próprios profissionais e as respetivas
organizações, rumo a um processo conjunto de promoção de resiliência e
bem-estar. A presente oficina pretende criar um espaço de partilha e reflexão
para definição de estratégias para lidar com as exigências da atual pandemia,
baseadas nas vivências dos profissionais, bem como em evidências científicas da
Psicologia, nomeadamente ao nível da gestão de emoções, relações e rotinas
laborais e pessoais.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1. Stress & Bem-estar: Que relação?
2. Burnout: O que é? Como se Previne? 3. Modelo Bidimensional da Paixão 4. Bem-Estar: Entre as Emoções
Positivas e o Sentido para a Vida 5. Gestão de Emoções: Cuidar de si para
melhor cuidar do outro 6. Equipas Apreciativas: Pertencer,
Receber e Contribuir 7. COVID-19: Que desafios nas
comunidades e para a intervenção? |
OBJETIVO GE
Desenvolver
a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de
conflitos familiares
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Refletir
sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional
- Trabalhar
a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta
- Treinar
competências de regulação emocional
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Toda
a formação será realizada com metodologias participativas com breves
exposições teóricas. |
DATAS 26, 27, 29 de outubro de 2020 HORÁRIO 10.00h - 13.00h DURAÇÃO 9h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Catarina Rivero Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências
Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Psicóloga e membro
efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidades avançadas em
Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica com formação em
Terapia Familiar e é Master em Terapia Familiar e Sistemas. Possui Mestrado
Executivo em Psicologia Positiva Aplicada e tem ainda Mestrado em Sociedade,
Risco e Saúde (Doutoranda em Psicologia Comunitária no ISPA |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 25€ | Não associados/as:
40€ PÚBLICO-ALVO Profissionais
de intervenção social ÁREA DE FORMAÇÃO 090
– Desenvolvimento Pessoal MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem
ser realizadas até ao próximo dia 15 de outubro. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias
subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à
plataforma tecnológica Zoom. EAPN
Portugal/ Núcleo Distrital de Portalegre Rua de Olivença, nº15 7300 – 149 Portalegre Telefone: 245 202 407 |
Fax: 245 202 408 | portalegre@eapn.pt |
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