Psicologia Positiva em contexto de Covid 19 - Possibilidades para a Intervenção Social

 


Psicologia Positiva em contexto de Covid 19 - Possibilidades para a Intervenção Social

PROGRAMA
Trabalhar no contexto de intervenção social, rumo a uma maior autonomia e mais bem-estar dos indivíduos e respectivas comunidades, é um desafio encarado pelos técnicos que diariamente buscam soluções criativas adaptadas à realidade em que operam. O contexto de pandemia devido à COVID-19 veio trazer novas questões e mais desafios, em que o foco nas soluções e nas possibilidades se torna ainda mais fundamental. A Psicologia Positiva, enquanto área do saber que investiga os factores de bem-estar e felicidade, traz-nos mais ferramentas e perspetivas, orientadas para as soluções e bem-estar individual e coletivo, que nos permitem otimizar a intervenção e melhor potenciar o florescimento dos indivíduos e comunidades.
A presente Oficina pretende ser um convite à reflexão partilhada e, de forma prática e activa, à co-construção de possibilidades para o contexto real de trabalho dos participantes.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1 - Conhecer os princípios da Psicologia Positivai;
2 - Definir bem-estar individual e coletivo e integrar os fatores facilitadores da resiliência humana;
3 - Desenvolver planos de intervenção integrando dados da Psicologia Positiva, adaptados ao contexto de COVID-19.;

OBJETIVOS

1 - Conhecer os princípios da Psicologia Positiva;
2 - Identificar diferentes conceitos de bem-estar, integrando as perspetivas de hedonismo e eudaimonia;
3 - Conhecer os determinantes e as consequências de bem-estar, a nível individual e social;
4 - Perspetivar a Intervenção Social à luz da Psicologia Positiva;
5 - Conhecer os conceitos de resiliência, esperança e otimismo, à luz da Psicologia Positiva e definir intervenções que integrem a promoção dos mesmos nos indivíduos e comunidades implicados na intervenção, considerando o contexto COVID-19;
6 - Conhecer o Inquérito Apreciativo e seus princípios, bem como ficar apto a adaptar a intervenção individualizada ou comunitária, numa perspetiva apreciativa para a actual situação de pandemia.


DESTINATÁRIOS

Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos e outros interessados

DINAMIZADORA

Catarina Rivero. Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Psicóloga e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidades avançadas em Psicoterapia e Psicologia Comunitária. É Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. É Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Mestrado Executivo em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade de Lisboa (ISCSP-UL). Tem ainda Mestrado em Sociedade, Risco e Saúde (ISCSP-UL), onde estudou o impacto de fatores da sociedade no bem-estar e na depressão dos cidadãos europeus. É co-autora do livro Positiva-Mente (Esfera dos Livros) e do Manual de Práticas Positivas e Colaborativas em Intervenção Social (EAPN Portugal). É presidente da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, e membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Exerce Psicoterapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado. Colabora com diversas entidades enquanto formadora, nomeadamente com a EAPN, onde mantém ações regulares desde 2004. Mais informações em www.catarinarivero.com .


LOCAL: Plataforma Zoom

Equipamento necessário: computador com câmara e microfone.

DATA E HORÁRIO: 12 e 15 de outubro de 2020 | 10h30 - 13h00

Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 6 de setembro, através do preenchimento do formulário de inscrição;

-Critérios de seleção: Associados da EAPN Portugal do Distrito de Évora (limite máximo de 35 participantes).


+ info:

Maria José Guerreiro

Técnica do Núcleo Distrital de Évora

evora@eapn.pt

EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza

Urbanização Vila Lusitano, Rua Frei José Maria Évora, n.º 25

7000-244 Évora

Tel.: +00351 266731141

Comentários