Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar


 

Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar

Aprender a praticar uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa, assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de serem escutados, sobre o conteúdo das duas histórias e também ao nível emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, das suas convicções, do seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.

A prática de uma escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos transformadores, emancipadores e responsabilizadores, quando se trabalha com famílias em conflito. Neste sentido, propomo-nos promover a reflexão sobre o poder do profissional vs. paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação emocional e treino sobre competências e técnicas para a construção de soluções a partir do diálogo.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Introdução à prática reflexiva – discursos e paradigmas à volta da prática profissional na intervenção com famílias

2.    A escuta (reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo

3.    A estrutura de um diálogo transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para a mudança

4.    Técnicas transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double listening, externalização

5.    Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito    

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de conflitos familiares

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional

- Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta

- Treinar competências de regulação emocional

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios/ estudos de caso

 


 

DATAS

18, 21, 23 e 29 de setembro de 2020

 

HORÁRIO

9.30h - 12.30h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Isabel Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos Restaurativos (com Brian Steels); Formação em Entrevista Motivacional.

 

 

PÚBLICO-ALVO Membros das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Aveiro

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Representatividade das CPCJ do Distrito | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/15EwlamPEW7rP0Dm-BhTimZW9bNyFqOASLid7IjPExAE/edit

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 15 de setembro. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à plataforma tecnológica Zoom.

EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Aveiro

Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto.

3800 – 236 Aveiro

Telefone: 234 426 702 | Fax: 234 426 246 | aveiro@eapn.pt

 

 

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