Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar
Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para
a gestão de conflitos em contexto familiar
Aprender a praticar uma escuta cuidada
implica desenvolver competências de escuta ativa, assim, aprendemos a
reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de
serem escutados, sobre o conteúdo das duas histórias e também ao nível
emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem escuta,
fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, das suas convicções, do
seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.
A prática de uma escuta reflexiva e
consciente é importante para a construção de diálogos transformadores,
emancipadores e responsabilizadores, quando se trabalha com famílias em
conflito. Neste sentido, propomo-nos promover a reflexão sobre o poder do
profissional vs. paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar
os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação
emocional e treino sobre competências e técnicas para a construção de soluções
a partir do diálogo.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Introdução à
prática reflexiva – discursos e paradigmas à volta da prática profissional na
intervenção com famílias
2.
A escuta
(reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo
3.
A estrutura
de um diálogo transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação
para a mudança
4.
Técnicas
transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double
listening, externalização
5.
Autorregulação
e gestão emocional em espaços de conflito
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OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de
conflitos familiares
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir
sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional
- Trabalhar
a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta
- Treinar
competências de regulação emocional
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios/ estudos de caso |
DATAS 18, 21, 23 e 29 de setembro de 2020 HORÁRIO 9.30h - 12.30h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada em Direito pela Universidade de
Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar
(2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação
Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação
Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010);
Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em
Círculos Restaurativos (com Brian Steels); Formação em Entrevista Motivacional. |
PÚBLICO-ALVO Membros
das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Aveiro ÁREA DE FORMAÇÃO 090
– Desenvolvimento Pessoal MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Representatividade
das CPCJ do Distrito |
Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição Online, disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/15EwlamPEW7rP0Dm-BhTimZW9bNyFqOASLid7IjPExAE/edit As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem
ser realizadas até ao próximo dia 15 de setembro. A confirmação da aceitação das mesmas será efetuada nos dias
subsequentes, juntamente com a disponibilização da informação para acesso à
plataforma tecnológica Zoom. EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Aveiro Estrada Nova do Canal, n.º 111, R/C
Dto. 3800 – 236 Aveiro Telefone: 234 426 702 | Fax: 234 426
246 | aveiro@eapn.pt |
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