Boas práticas do projeto AVIK apresentadas a equipas da Cáritas de Coimbra


 

Boas práticas do projeto AVIK apresentadas a equipas da Cáritas de Coimbra

 

" Identificadas como úteis para serem reproduzidas nos Centros da Cáritas de Coimbra, as boas práticas resultantes do projeto AVIK foram apresentadas a vários grupos de colaboradores da instituição. Envolvidos numa formação de curta duração estiveram os equipamentos: Centro Comunitário de Inserção, Equipa de Rua Reduz, Centro de Dia Sol Nascente e viHda+.

 

O projeto AVIK, co-financiado pelo Programa ERASMUS + da União Europeia, teve início em 2018 e terminou no passado mês de agosto. Tinha como ambição o intercâmbio de competências interculturais e de boas práticas para a inclusão social de migrantes, pessoas refugiadas, pessoas de diferentes etnias ou que se encontrem em situações precárias como o risco de pobreza, por exemplo.

 

Nesse sentido, a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra está neste momento a fazer visitas aos seus equipamentos, reunindo as suas equipas para partilhar as suas experiências e dotar estas respostas sociais de materiais simples para apoiar a atendimento e acompanhamento que já é feito aos utentes. Deste kit faz parte o jogo “Diversonopoly”, o manual “New Start” e o conceito de “Dinner Club”.

 

O “Diversonopoly” é um jogo de tabuleiro, que além de incentivar a comunicação intercultural, potencia um entendimento entre população nativa e não nativa. Proporciona uma oportunidade única de obter informações sobre regras comportamentais clássicas, comunicação, educação, trabalho, atividades quotidianas, tradições, tempos livres e costumes. Posta em prática, esta atividade tem a capacidade de captar a atenção de públicos de várias idades.

 

Por outro lado, o “New Start” consiste num manual educativo que transmite valores europeus como liberdade, igualdade, tolerância e direitos civis para a compreensão e integração, bem como dicas sobre a inserção em Portugal.

 

O conceito do “Dinner Club” pode ser adaptado a cada equipamento, sendo que o que se pretende é que seja um espaço de encontro intercultural e inter-religioso com um programa de estrutura diversificada, exposições de arte e música ao vivo, entre outras atividades. O Centro Comunitário de Inserção, por exemplo, já está a preparar um espaço com estas características no seu equipamento, ao qual deram o nome de Biblioteca Comunitária e sobre a qual disponibiliza mais informações em https://caritascoimbra.pt/2020/noticias/caritas-coimbra-lanca-campanha-de-recolha-de-livros-para-criacao-de-biblioteca-comunitaria/

 

O jogo poderá a partir de agora ser utilizados em dinâmicas de grupo ou até mesmo em contexto de atendimento. Já o manual vai servir de apoio ao atendimento aos utentes e como material didático e de formação. O objetivo é que estes materiais cheguem ao maior número de equipamentos e sejam utilizados pelo maior número de pessoas numa aposta na inclusão social e facilitação do acesso à informação."

 

 


+ info:

Cáritas Diocesana de Coimbra

 

DEPARTAMENTO DE INOVAÇÃO

Comunicação I Projetos

telef. +351 239 792 430 / telm. + 351 962 286 063

e-mail: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

 

Comentários