7.ª MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-racista, no Rivoli, no Porto - já espreitou a programação?


 7.ª MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-racista, no Rivoli, no Porto

 

Nos dias 2, 3 e 4 de Outubro realiza-se a 7.ª MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-racista, no Rivoli, no Porto. Organizada, anualmente, pelo SOS Racismo desde 2014, esta mostra leva ao grande ecrã filmes com temáticas essenciais e traz à plateia três dias recheados de oportunidades para pensar e discutir o racismo e a discriminação e o seu combate. Este ano teremos quatro sessões entre a noite de sexta e a tarde de domingo, cada uma com uma curta e uma longa metragem, num total de oito filmes, vários dos quais serão estreias em Portugal.

 

A sessão de abertura, no dia 2, arranca com a curta portuguesa Eu não sou Pilatus, apresentada pelo realizador luso-guineense Welket Bungué, e o filme What You Gonna Do When the World's On Fire?, de Roberto Minervini, premiado em Veneza em 2018.

 

Os bilhetes para as sessões podem ser levantados gratuitamente nas bilheteiras do Rivoli. 

 

Ainda que com uma programação mais curta que o habitual, devido às limitações criadas pela pandemia, consideramos importante manter a MICAR, e a reflexão que ela traz, num ano tão marcado por episódios de grande violência contra pessoas racializadas e em que a necessidade da luta anti-racista esteve tão presente no espaço público. 

 

Trazemos um leque alargado de filmes de proveniências e temáticas diversas, sobretudo focados nas dimensões estruturais do racismo e da discriminação que continuam a marcar quotidianamente a vida de muitas pessoas negras, ciganas, imigrantes ou refugiadas em Portugal, na Europa e no mundo. Reunimos filmes sobre as questões das fronteiras e do Mediterrâneo (Ceuta, prisão pelo mar, de Loïc Hecht e Jonathan Millet), sobre as questões da violência policial (Show me democracy, de Dan Parris), ou sobre a discriminação e exclusão vivida por pessoas de minorias étnicas em contextos educativos (Our School, de Mona Nicoara e Miruna Coca-Cozma), entre outros temas. 

 

programação completa pode ser encontrada no nosso site: https://micar.sosracismo.pt

 

Destacamos:

 

“Eu não sou Pilatus”: uma curta-metragem do ator e realizador luso-guineense Welket Bungué, um manifesto artístico que parte do caso de violência policial no bairro da Jamaica e na manifestação que se seguiu para revelar os modos como o racismo continua a ser endémico e presente em Portugal. O trabalho de Welket Bungué tem sido reconhecido e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. O realizador estará presente na primeira noite da MICAR, dia 2 de Outubro às 21h30, e apresentará o seu filme.

 

Link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=LAy5o3ZgD0s

Selecionado para competição no DocLisboa 2019. Welket Bungué foi distinguido com os prémios “Melhor Ator” e “Melhor Primeira Obra” nos prémios Shortcutz 2017 em Viseu e Ovar, respectivamente. Ainda em 2019 foi distinguido com o prémio “Angela Award - On The Road” no Subtitle Festival em Kilkenny, Irlanda.

Também nessa primeira noite teremos o filme What You Gonna Do When the World's On Fire?”, de Roberto Minervini, um filme muito galardoado, incluindo prémios no Festival de Veneza em 2018 e que acreditamos que terá na MICAR a sua estreia em Portugal. Essencial para compreendermos alguns dos eventos que têm marcado a atualidade, este filme traz-nos um retrato forte e íntimo das relações raciais nos EUA e das formas sistémicas como existe e se reproduz.

Link para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Hod8DF7NeK0

13 galardões, nomeadamente melhor filme no “Docudays UA International Documentary Human Rights Film Festival” em 2020; melhor filme no “International Cinephile Society Awards” em 2018; Grande prémio do júri na competição Internacional no “La Roche-sur-Yon International Film Festival, em 2018; prémio Grierson Award no Festival de Cinema de Londres em 2018; prémio Fritz-Gerlich-Preis no Festival de Cinema de Berlim, em 2018; 4 prémios no Festival de Cinema de Veneza em 2018 e 10 nomeações, nomeadamente o de melhor filme no Festival de Cinema de Veneza em 2018. 

 

+ info:

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 

promovida pelo SOS Racismo

| 2 A 4  de outubro 2020 | Auditório Isabel Alves Costa - Teatro Municipal do Porto - Rivoli 

micar.sosracismo.pt | Facebook MICAR | Facebook SOS Racismo


Comentários