RELATÓRIOS E INFORMAÇÕES SOCIAIS: BOAS PRÁTICAS NA PREPARAÇÃO, REDAÇÃO E REVISÃO

RELATÓRIOS E INFORMAÇÕES SOCIAIS:

BOAS PRÁTICAS NA PREPARAÇÃO, REDAÇÃO E REVISÃO

A colaboração interprofissional tem sido identificada como uma estratégia central na obtenção de melhores resultados na intervenção social e comunitária junto de pessoas e famílias muito vulneráveis (e.g., que experienciam múltiplas necessidades em diversas áreas). Assegurar que estas famílias acedem apropriadamente aos serviços que melhor respondem às suas necessidades e desejos, requer um trabalho permanente de articulação entre vários serviços/profissionais e partilha de informação com o intuito de melhor servir os interesses das pessoas/famílias. Neste âmbito, várias recomendações têm vindo a destacar o desenvolvimento de competências interpessoais e estratégias de comunicação oral/escrita como um fator promotor de eficácia no trabalho interprofissional.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    As abordagens colaborativas: princípios e atuação

2.    Boas práticas na articulação interprofissional e na escrita profissional

3.    A redação de informação social inteligível e relevante (e.g., aspetos práticos e recomendações na apresentação de evidências; uso de linguagem colaborativa)

4.    Correspondência digital sobre informações pessoais (e.g., recomendações na articulação via email)

5.    Desafios e constrangimentos no trabalho interprofissional atual (e.g., gestão da confidencialidade; trabalho com os parceiros; limites e competências de intervenção; os desafios associados às redes sociais e à divulgação de imagens em plataformas digitais na prática do trabalho social)

 

OBJETIVO GERAL

Nesta ação de formação, os profissionais irão treinar e fortalecer competências de comunicação colaborativa. Através da realização de exercícios práticos (e.g., exercícios de análise e escrita colaborativa), pretende-se capacitar os profissionais sociais para a tomada de notas e redação de relatórios/informações sociais pertinentes e assentes numa linguagem colaborativa

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os princípios associados às abordagens colaborativas

- Identificar princípios e desafios associados à escrita profissional na articulação interprofissional

- Identificar cuidados e boas práticas na preparação e redação da escrita profissional

- Reconhecer elementos-chave e aspectos da composição dos relatórios/informações sociais

- Identificar aspectos distintos da escrita colaborativa

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui a realização de exercícios práticos para treino de linguagem colaborativa.

NOTA: Cada formando deverá enviar até à data 1 de setembro para o email n.leiria@eapn.pt, 2 exemplares de relatórios e/ou informações sociais elaborados pelo próprio formando, para a realização de exercícios práticos de treino de competências de escrita profissional circunscritos ao contexto da formação. Ambos os exemplares devem ser referentes a casos/situações cuja intervenção se encontra já encerrada/no passado. ATENÇÃO: os dados de identificação de todas as pessoas (família ou outros profissionais envolvidos) ou entidades visadas nos documentos deverão ser, obrigatoriamente, substituídos por dados fictícios, no estrito cumprimento das normas de privacidade e confidencialidade.

 


 

DATAS

7, 8, 23 e 30 de setembro 2020

 

HORÁRIO

7 e 8 de Setembro:

9.30h - 12.30h

23 e 30 de setembro: 14.00h - 17.00h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Psicóloga, Especialização em Terapia Sistémica e Familiar e Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica-Sistémica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, gestão de caso, abordagens colaborativas e metodologia Photovoice.

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as, Técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito de Leiria | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES através do link: https://forms.gle/DsqwLWKRSm1KRL3EA

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 1 de setembro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Leiria

Rua Miguel Franco, lote 8, 102, loja 1 e 2

Telefone: 244 837 228 | E-mail: n.leiria@eapn.pt

 



Comentários