Programa AAL publica diretrizes para a excelência ética



Programa AAL publica diretrizes para a excelência ética


O Programa AAL (Ambient Assisted Living ou ambientes de vida assistidos) publicou um guião nos domínios da Ética, Privacidade e Segurança de Dados que aborda a Excelência Ética no AAL, incluindo secções dedicadas à observância legal, ao diálogo ético, e exemplos de casos práticos. Carina Dantas - Diretora de Inovação da Cáritas de Coimbra - liderou a equipa de peritos que trabalhou com o Programa AAL neste guião.


Estas diretrizes são direcionadas a todos os investigadores, programadores, utilizadores finais primários, secundários e terciários, decisores políticos, startups e inovadores empresariais no domínio AAL. Este documento pode apoiar a adoção e o uso bem sucedidos de soluções AAL, integrando uma perspetiva ética e jurídica desde o primeiro estágio de desenvolvimento de produtos e serviços.


Com a rápida progressão da tecnologia, muitas vezes os utilizadores finais das soluções AAL enfrentam grandes dificuldades, como a falta de literacia digital ou o sentimento de rejeição em relação às novas tecnologias. Muitas vezes isso significa que existem lacunas de informação e comunicação sobre os seus direitos que precisam de ser abordadas durante todo o ciclo de desenvolvimento, desde a conceção até ao lançamento no mercado e o seu uso.


Também a interação homem-máquina precisa de ser projetada para responder aos mais altos padrões e requisitos éticos, legais e de privacidade/gestão de dados. Estas questões são essenciais para proteger os cidadãos mais velhos, mas também para garantir a viabilidade das soluções comerciais, garantindo que elas sejam legalmente compatíveis e correspondam realisticamente às regulamentações europeias e nacionais.


Este novo documento reúne as diretrizes éticas essenciais e reflexões para responder a muitas destas questões e trabalhar para a excelência ética nas soluções direcionadas ao envelhecimento ativo e saudável através de tecnologias digitais.


Consulte o documento integral - AAL Guidelines for Ethics, Data Privacy and Security em http://www.aal-europe.eu/wp-content/uploads/2020/07/AAL-guideliens-for-ethics-final.pdf



 



 + info:

DEPARTAMENTO DE INOVAÇÃO

Comunicação I Projetos

telef. +351 239 792 430 / telm. + 351 962 286 063

e-mail: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

 


Comentários