2ª Ação de sensibilização: Procedimentos e prevenção no contexto doméstico e individual face ao COVID-19
A situação vivenciada atualmente no contexto
do novo coronavírus, trouxe desafios a todos os profissionais e para a
comunidade em geral, no sentido de se adaptarem às exigências relacionadas com
a prevenção, proteção e recomendações a seguir pela Direção Geral de Saúde. A
importância da proteção e dos procedimentos a implementar, fundamenta a
realização de um ciclo de duas sessões temáticas direcionadas para pessoas em
situação de vulnerabilidade, onde se procurará promover a capacitação das
mesmas, para agirem da forma mais adequada face aos riscos existentes.
Procurar-se-á adequar a informação transmitida às necessidades dos
participantes e incentivar-se a partilha de dúvidas ou de dificuldades no contexto
atual.
Temas:
1.
Higiene de mãos;
2.
Higienização e
desinfeção de superfícies;
3.
Proteção individual;
4.
Distanciamento
social;
5.
Etiqueta
Respiratória;
6.
Informação correta.
Objetivos Gerais:
·
Conhecer as medidas de prevenção e recomendações específicas
para o COVID-19;
·
Compreender as precauções padrão baseadas no modo de
transmissão;
·
Conhecer os procedimentos base a efetuar em meio doméstico e
a nível individual.
Conteúdos:
·
Precauções padrão, precauções baseadas no
modo de transmissão, medidas de prevenção e recomendações específicas param o
COVID-19;
·
Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
·
Procedimentos em meio doméstico e individual.
Metodologia:
- Exposição oral, diálogo e
debate de ideias relacionadas com o tema.
Dinamizadora: Helena Carneiro
Enfermeira Especialista na
Unidade de Cuidados Intensivos do London Independent Hospital. Mestrado em
Doente Crítico. Formação SARS – CoV-2 – OMS.
Destinatários: Pessoas em situação de
vulnerabilidade.
Local: Sala Polivalente do IPDJ (Castelo
Branco); Sala de formação da Moagem (Fundão) - (Videoconferência, através da Plataforma Zoom)
Datas e horários:
4 de agosto (Castelo Branco): (09h30 – 10h30) - (14h30 – 15h30)
10 de agosto (Fundão): (10h00 – 11h00) - (14h30 – 15h30)
*nota: As sessões podem ser prolongadas cerca de 30 minutos para
possíveis dúvidas.
Critérios de seleção: Ordem de receção das inscrições (limite
máximo de 10 participantes)
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