Oficina Prática e Conhecimento: “Acompanhamento à distância: recomendações para profissionais”





A crise pandémica causada pela Covid-19 e a consequente restrição nos contactos presenciais, impôs que os vários profissionais envolvidos na intervenção social e comunitária (e.g., assistentes sociais, psicólogos, educadores, sociólogos, terapeutas ocupacionais) seguissem as suas atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação (e.g., contactos telefónicos, videochamadas, emails/chats).

Sabemos que as necessidades das famílias durante a crise pandémica irão mudar, muito provavelmente, dia após dia e que as opções de acompanhamento à distância são uma oportunidade promissora para garantir que as famílias recebam apoio vital neste momento difícil. Contudo, a expansão das novas tecnologias de informação e comunicação no acompanhamento às pessoas/famílias, acarreta também limitações e desafios que importa identificar para garantir a prestação de serviços de qualidade assentes na evidência científica e na competência técnica e ética dos seus profissionais.


Objetivo Geral:

Esta oficina, aborda as principais recomendações em conformidade com as principais entidades reguladoras nacionais e internacionais para a prestação de serviços à distância mediados pelas tecnologias de informação e comunicação. Em particular, pretende-se refletir sobre as oportunidades, limitações e desafios que as modalidades de acompanhamento à distância oferecem aos profissionais para ajudar as pessoas/famílias e comunidades (sobretudo as mais vulneráveis) a responder às suas necessidades e a amplificar forças e recursos.

 

Conteúdos:

l   Serviços de acompanhamento mediados por tecnologias de informação e comunicação (TIC);

l   Serviços à distância: Oportunidades & Desafios;

l   Meios de comunicação à distância: vantagens e desvantagens na comunicação síncrona e assíncrona;

l   Linhas orientadoras para a Prática Profissional Online  (e,g., aspetos relacionados com a identificação do profissional e do cliente; integridade e limites de relação, entre outros conteúdos);

l   Desafios que se colocam ao interventor social atual (e.g., à obtenção do consentimento informado; como ultrapassar dificuldades comunicacionais na ausência de pistas visuais).


Metodologia:

Privilegia-se o uso  de metodologias participativas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo.

Dinamizadora: Sofia Rodrigues - Psicóloga e doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós -graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Desenvolve atividades de Supervisão, Consultoria e Formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de casos e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação Social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza e exclusão social e cidadania.

 

Destinatários: Dirigentes e Técnicos das Áreas das Ciências Sociais e Humanas e de Ação Social e outros interessados na temática.

 

Local: Debate à distância por videoconferência Zoom;

 

Data e horário:                                17 de Junho, 14h30 - 16h30

Inscrições: Gratuitas, mas deverão ser formalizadas obrigatoriamente até ao próximo dia 15 de Junho.

Inscrições limitadas a 25 participantes com prioridade para Entidades associadas do distrito de Santarém.

 

Organização:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Santarém

Rua Prior do Crato, nº2 | 2005-364 Santarém

Telefone: 243306279 | santarem@eapn.pt


Comentários