Oficina de Prática e Conhecimento: “Acompanhamento à Distância: Recomendações para Profissionais Sociais”




O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal irá realizar a Oficina de Prática e Conhecimento: “Acompanhamento à Distância: Recomendações para Profissionais Sociais”, que decorrerá no dia 30 de junho de 2020, por videoconferência, através da plataforma Zoom, das 14h30 às 16h30 (duração de 2 horas).

 

A “Oficina” é dirigida aos profissionais de intervenção social e comunitária. As inscrições são gratuitas, mas deverão ser realizadas obrigatoriamente através do formulário de inscrição. O critério de seleção é estabelecido pela ordem de chegada das inscrições (limite máximo de 30 participantes) e será dada a prioridade aos inscritos provenientes do distrito de Viseu.

 

A ação terá como objetivo: Refletir sobre as oportunidades, limitações e desafios que as modalidades de acompanhamento à distância oferecem aos profissionais para ajudar as pessoas/famílias e comunidades (sobretudo as mais vulneráveis) a responder às suas necessidades e a amplificar forças e recursos.

 

A facilitação será efetuada por Sofia Rodrigues: Psicóloga e doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente, junto de CPCJ, CAFAP, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária.

 

O prazo de receção de inscrições termina a 26 de junho de 2020.

 + info:

Tiago Caio

Técnico do Núcleo Distrital de Viseu

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

viseu@eapn.pt

Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F

3510-009 Viseu

Tel: 232 468 472

www.eapn.pt


Comentários