Núcleo Distrital de Santarém, da EAPN Portugal fez parte do Júri do “ Concurso Euroscola 2020”



" A técnica do Núcleo Distrital de Santarém, da EAPN Portugal, Ricardina Dias,  fez parte do Júri do “ Concurso Euroscola 2020”, onde cada escola candidata-se apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado anualmente, sendo este ano o tema “Igualdade de género”!

 Este é  organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Direção Regional da Juventude da Região Autónoma dos Açores, pela Direção Regional de Juventude e Desporto da Região Autónoma da Madeira e pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, com a colaboração das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira e, na Sessão Final, da Assembleia da República.

 Tem como objetivos familiarizar os/as jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializar os/as jovens sobre a sua condição de cidadãos/cidadãs europeus/europeias e a sua intervenção na organização futura da Europa e oferecer aos/às jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

 Podem candidatar-se ao Concurso EUROSCOLA as escolas participantes no Parlamento dos Jovens – Secundário. Cada escola candidata-se apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado anualmente, sendo este ano o tema “Igualdade de género”. Por dimensão europeia entende-se a inclusão de todo o conjunto de conhecimentos/análises que tenha em consideração o espírito e a prática de aplicação das políticas comunitárias e/ou de grandes objetivos de natureza supranacional, nomeadamente, através do recurso à análise de caraterísticas comuns observadas nos diversos Estados-membros ou na própria União Europeia.

 Nos distritos de Santarém, Lisboa e Setubal concorreram 18 Escolas, tendo o júri reunido no passado dia  30 de maio para apurar as Escolas Finalistas. Os resultados serão brevemente,  anunciados pelo IPDJ."

 

+ info:

Ricardina B. Dias

Técnica  do Núcleo Distrital de Santarém

EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

santarem@eapn.pt

Rua Prior do Crato, nº 2 ,

2005-364 Santarém

Telefone: 00351 243306279;

www.eapn.pt

Comentários